domingo, abril 20, 2025
INICIALColunistasRetornar à prática de exercícios requer cuidado

Retornar à prática de exercícios requer cuidado

Agora, com a aproximação do verão, muitas pessoas decidem iniciar ou retornar às atividades físicas ou modalidades esportivas. Isso é excelente, embora sabemos que este hábito deve existir durante todas as estações do ano, não é mesmo?
Mas é necessário alguns cuidados importantes para que esta volta aos exercícios físicos seja saudável e longe de risco à saúde.
Por exemplo, geralmente, quem pratica algum esporte regularmente desde a juventude conhece sua capacidade de rendimento e limite pessoal, ou seja, o praticante sabe até quanto pode ser exigido e estimulado.
Porém, se a atividade for interrompida, ou não for praticada por vários anos, surgem alterações na capacidade de suportar esforços, que podem levar a uma falta de percepção da capacidade individual de suportar esforços.
O que, às vezes, ocorre, é que pessoa acredita que poderá retomar as suas atividades físicas, no mesmo ritmo, sobrecarga e intensidade, de quando a praticava sistematicamente, e isso pode lhe causar lesões.
Para evitar danos relacionados com a sobrecarga ao iniciar ou recomeçar uma atividade física ou prática esportiva, é fundamental levar em consideração alguns aspectos.
O aumento cuidadoso e progressivo das cargas e intensidade é um deles, ou seja, só deve exercitar-se intensamente se já existe uma continuidade do exercício físico, onde se já adquiriu uma preparação adequada. No caso de retomada da atividade física, reinicie com cargas leves até chegar, sem pressa, às cargas que utilizava antes da interrupção.
Outro aspecto é quanto ao exercício aeróbico, só se deve voltar a praticá-lo por longo período de tempo, quando for possível fazê-lo sem sintomas de fadiga. Desta forma, retorne também progressivamente, com um período de tempo menor e aumentando aos poucos.
Considere, sempre, que os exercícios físicos para serem saudáveis dependem da forma como são praticados. Se uma atividade física for praticada de forma excessiva, deixará de ser benéfica e acarretará em prejuízos à saúde.
Por isso, procure sempre um profissional de Educação Física para uma orientação e supervisão correta.

Patricia Franco Rabello

[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments