Diz um dos principais mandamentos cristãos: “Honrar pai e mãe”, é desdobrado na Bíblia em diversas citações. Como, por exemplo, em Efésios 6, 1-3: “Filhos, obedecei a vossos pais, no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento que tem promessa, para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra”. E ainda “O filho insensato é uma desgraça para os pais, o que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra”. (Provérbios de Salomão, 19, 13-26).
Respeito filial em Mogi Mirim, antes e agora
Em meados do século passado, existia em nossa cidade um grande e comovente respeito entre pais e filhos. Era uma virtude tradicional e muito preservada em nossa sociedade, constituindo um elo importantíssimo na união familiar.
Havia quase uma idolatria dos filhos para com os pais, servindo, estes, de modelo e exemplo para os jovens, com notável índice de respeitabilidade com os idosos, principalmente. A começar pelas saudações. Ao deitar-se e levantar-se pela manhã, ao sair de casa para o trabalho ou estudo, estava a maravilhosa saudação:
“Bênção, pai, bênção!” Do mesmo modo com os avós e tios:
“Benção vô”, “benção tio”, “bênção tia!” Muitas vezes essas saudações eram acompanhadas de um beijo carinhoso dado pelos filhos, netos ou sobrinhos em seus entes queridos. E a resposta dos familiares: “Deus te abençoe!”
Vítimas atuais do desrespeito
E hoje? Infelizmente, em boa parte acontece justamente o contrário. Um desrespeito radical e que chega ao cúmulo de insultos e agressões, com os jovens não aceitando conselhos oriundos de uma vivência de muitos anos e com o lastro importante obtido na luta do dia a dia.
Professores também estão sentindo na pele essa radical mudança social. Antigamente considerados como segundos pais para os alunos, hoje enfrentando ameaças e rebeldias cada vez maiores e desestimulando o magistério.
Túnel do TEMPO
Em 1804, a povoação de Franca do Imperador foi anexada como distrito ao município de Mogi Mirim, por lei do Governo da Província.
Dezessete anos depois, em 31 de outubro de 1821 foi esse distrito desmembrado de Mogi Mirim por lei governamental e em 28 de novembro de 1824 foi elevado a município, com o nome definitivo de Franca.
Preceitos Bíblicos
“Vi um novo céu e uma nova terra. Deus enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor”. (Apocalipse 21, 1-4)

Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos
Vendas em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Vendas em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro