Em prosseguimento à lendária polêmica sobre a grafia do nome da cidade, um final definitivo sobre o assunto, com a apresentação de duas leis, uma municipal e outra estadual. Depois de ouvir historiadores e os meios culturais de Mogi Mirim, a Câmara Municipal acabou com a polêmica existente há 67 anos e determinou a Lei Municipal n° 4.974 de 11 de junho de 2010, com a seguinte teor:
O presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas, determina:
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1° – Fica oficializada como Mogi Mirim a grafia do nome deste município.
Artigo 2°- Os órgãos públicos, entidades escolares, deverão utilizar-se desta grafia a contar da publicação desta lei.
Artigo 3° – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
“Mogi Mirim, 11 de junho de 2010 – Vereador Osvaldo Aparecido Quaglio – Presidente da Câmara Municipal de Mogi Mirim.”
Lei Estadual n° 15.443, de 9 de junho de 2014
Quatro anos depois da Lei Municipal, o governador paulista Geraldo Alckmin promulgou lei determinando o uso da grafia oficial Mogi Mirim, ratificando a decisão da Câmara Municipal de Mogi Mirim. Em seu artigo 1°, a lei estadual determinou que “nos termos do item 42 do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, fica oficializada a grafia do nome da cidade de Mogi Mirim, com G, por ser tratar de topônimo de tradição secular”.
“Artigo 2° – Os órgãos oficiais do Estado, dos Poderes Executivos, Legislativos e Judiciários, passarão a grafar o nome Mogi Mirim, com G e unificado na forma geral de ser escrever, por força de tradição histórica e lei local.”
Esse é o resumo da Lei Estadual, que junto com a Lei Municipal de 2010, encerrara em definitivo as polêmicas que estavam vigorando desde 1943.
2 – Fundação do Mogi Mirim Esporte Clube
Numa polêmica absurda e contradizendo provas, comemorava-se como sendo 01/02/1932 a data de fundação de nosso Sapão. Foi provado com rica documentação, depoimentos e fotos datadas, que essa é uma data de reorganização do clube. A verdadeira e incontestável data de fundação é 14 de outubro de 1903.
O Mogi Mirim Esporte Clube completará, portanto, 117 anos de existência no próximos mês, sendo assim um dos clubes de futebol mais antigos do Brasil! Inacreditavelmente, essa verdadeira data de fundação nunca foi aceita pelas diretorias até hoje!
3- Data da Fundação Oficial de Mogi Mirim
Mogi Mirim por duas vezes mudou sua data de fundação. Primeiro pela Lei Municipal de 20/04/1967, N° 603, que fixou a data de 3 de abril. Depois pela Lei n°683, de 1° de abril de 1969, que alterou a data de fundação para 22 de outubro. Dois grosseiros erros, pois o certo é 01/11/1751, data confirmada pelos historiadores paulistas, Instituto Histórico de São Paulo e Arquivo do Estado. Enquanto permanecer esse erro histórico, continuarei a chamar a atenção de nossas autoridades, apelando para a revisão da data. O 22 de outubro é a data de elevação do Município, e não a fundação. Vamos acertar!
Túnel do TEMPO
Em 28 de novembro de 1824 a povoação de Franca Del Rei, atual Franca, desmembrou-se de Mogi Mirim e da qual era distrito desde 1804.
Preceitos Bíblicos
“Se permaneceres na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos livrará, disse Jesus.” (João 8, 31)
Livros – História de Mogi Mirim e Região
Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas
512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional
278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas
260 páginas e 47 fotos
Pontos de venda em Mogi Mirim
– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso
Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banca do Toninho – Centro