
Um novo Centro Cultural “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”.
Em inauguração virtual, a Prefeitura de Mogi Mirim entregou, na manhã de sábado (8), as obras de revitalização da casa da arte e da música na cidade, à Avenida Santo Antônio, na região central.
Com a presença de autoridades municipais e transmissão ao vivo pela página do Facebook da Prefeitura e no canal do Youtube da Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizada a cerimônia virtual da reinauguração do espaço público, com apresentações musicais e artísticas.
Com recursos próprios de R$ 917.266,74 e duração de oito meses, a revitalização contemplou a troca e revestimentos dos banheiros, copa e camarins, troca das divisórias dos banheiros, instalação de pedra de granito no balcão da copa, substituição de divisórias por Drywall, manutenção nas instalações elétricas do prédio, iluminação LED e pintura interna e externa.
As melhorias se estenderam para a manutenção da rede hidráulica, troca de ardosias danificadas no salão, instalação de pedra São Tomé na saída do teatro, projeto para amenizar alagamentos no teatro em dias de forte chuva, substituição da cobertura metálica do salão principal e colocação de plataforma panorâmica para uso exclusivo de acessibilidade ao andar do museu.
Segurança
No quesito segurança, houve a instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndio e sistema de proteção contra descargas atmosféricas, popularmente conhecido como para-raios.
Integram a acessibilidade e segurança rampa elevatória, corrimãos, banheiro com acessibilidade e sistema contra incêndios, constituído por extintores, hidrantes, sirenes, alarmes, luz de emergência, porta antipânico, central de controle e sensor antichamas.
Teatro

O teatro, com capacidade para 283 lugares (incluindo cadeirantes e obesos), ganhou novas poltronas, almofadadas e mais confortáveis, além da troca do assoalho de madeira do palco e do carpete.
Vale lembrar que a sala de dança do Centro Cultural já havia sido revitalizada pela Secretaria de Cultura e Turismo.
Presente na inauguração virtual, o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) exaltou o trabalho do secretário de Cultura e Turismo, Marquinhos Dias, destacou a importância do Centro Cultural à população e ressaltou o papel do espaço público para a cidade.
“Quero cumprimentar o Marcos pelo desempenho que ele revelou ao longo desses quatro anos. Estou sonhando com o momento em que a pandemia (do coronavírus) permitirá que esse espaço seja preenchido pelas crianças, jovens e adultos que adoram a música, a arte cênica, o teatro, o balé. Esse espaço só se justifica quando estiver preenchido pela população de Mogi Mirim. Tenho a certeza de que esse esforço se justifica”, celebrou.
Marquinhos Dias retribuiu os elogios, agradeceu o prefeito Carlos Nelson, secretarias municipais, a empresa responsável pela obra e servidores da Cultura, relembrando que a reforma do Centro Cultural era uma de suas prioridades enquanto secretário.
“A Cultura é um fator de transformação do ser humano. Gostaria de destacar a parte da acessibilidade e de segurança, algo fundamental para que o espaço possa estar seguro tanto para o artista como para a população. A partir de agora os artistas precisam saber que têm uma esperança, um alento, um local revitalizado e amplo para exercer suas atividades”, disse, sem esconder a emoção.
Apresentações artísticas e musicais
Logo após a entrega oficial e o descerramento da placa alusiva à reforma, a música brindou o público que assistia a transmissão, com as apresentações de Carlinhos Lima Trio, Mogiano e Mogianinho, Império do Samba, Mogi Country Dance, Ayana Fatin e Legião Urbana Cover. (Da Redação)