Durante esta semana, a equipe de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) da Polícia Militar, esteve em treinamento intensivo para aprimorar técnicas de pilotagem e tiro. As aulas foram divididas entre Itapira e Mogi Mirim.
De acordo com o sargento Henrique Andrade, as aulas teóricas e práticas de pilotagem aconteceram em Itapira, sob comando do instrutor José Luiz Lima, da equipe Z Motocross Racing School. “As aulas de pilotagem foram feitas em dois dias, com teoria e prática. As lições práticas foram feitas em vários terrenos diferentes para preparar o policial para encarar qualquer coisa. Como são oito municípios atendidos, cada cidade tem uma particularidade, e os bandidos se aproveitam dessas características para poder fugir, e o policial estando bem preparado, as chances de isso acontecer diminuem”, explicou.
Já as aulas de tiro foram realizadas no stand de Mogi Mirim, com técnicas para atirar sobre a motocicleta e fora do veículo, além de posicionamento, chegada e saída do local. “As posições de tiro também tem que ser variadas para que o policial não seja pego de surpresa e consiga atirar tanto sobre a moto quanto ao lado dela, em pé, ajoelhado ou deitado”, explicou o sargento.
Este treinamento faz parte de uma série de cursos de capacitação anunciados em fevereiro, pelo major Mello Araújo, vindo da Secretaria de Segurança Pública. A equipe de Força Tática da PM já recebeu aulas teóricas e práticas, ministradas por integrantes da PM e também por grupos do Comando de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), vindos da capital.