Às 16h de domingo, dia 7, um homem de 27 anos, morador da Vila Universitária, foi detido pela Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Civil Municipal (GCM) depois de ser abordado à Rua Guatemala, quando estava conduzindo um carro Gol, de cor prata. O homem foi abordado depois da Romu desconfiar de que ele estaria envolvido em um roubo ocorrido em Mogi Guaçu, no dia 5. Os guardas tinham a informação de que um carro, modelo Gol, teria participado do assalto e decidiu parar o veículo. No carro, a Romu encontrou diversos materiais que foram reconhecidos posteriormente pela vítima, que também identificou o acusado como um dos assaltantes. Na residência do indiciado, a Romu localizou mais itens, inclusive uma submetralhadora 9mm, com numeração suprimida. Além de materiais no carro e na casa, os homens da força de segurança também foram parar em um local para venda de sucatas, onde teve acesso a mais itens roubados, que foram repassados para venda para outro indivíduo. Desta forma, um segundo homem foi preso, sendo um indivíduo, de 47 anos.
No carro que o homem, de 27 anos, conduzia, a Romu localizou um celular, que ele disse ter comprado. No entanto, a GCM acabou descobrindo que o aparelho também era produto de roubo, o que o indiciado alegou não ter conhecimento.
No carro, foram localizados ainda: uma máquina ponteadeira, uma maquita e um martelete. O indiciado relatou que os materiais eram usados por ele em seu trabalho, mas disse que não sabia quanto custava e de quem havia comprado.
Já na casa, quando questionado pelos guardas sobre haver itens de origem ilícita, o homem alegou que havia uma arma sem registro. A submetralhadora estava escondida no telhado, assim como cinco munições calibre .32. Na residência, a Romu encontrou ainda um anel, dois colares, três pulseiras, três brincos, um microondas, dois violões, dois chapéus, uma parafusadeira, quatro relógios e dois brincos diferentes.
Mais um endereço foi indicado pelo acusado e, por isso, os guardas seguiram até um espaço de compra e venda de sucatas, no Jardim Europa. Lá os guardas foram atendidos pelo homem que relatou que o indiciado havia deixado alguns materiais para serem vendidos e que sabia serem provenientes de roubo. Foram localizados uma maquita, uma motossera, uma lixadeira e dois talões de cheque. Após vender, a proposta é que a dupla dividisse o lucro. Os dois foram detidos e as informações policiais dão conta de que, nas filmagens, é possível verificar parte do Gol em frente da residência assaltada.
Crédito da Foto: Maria Clara Cunha Canto