Um elemento, natural de Brasília (DF) e com residência em Campinas (SP), mas que mantinha um imóvel em Mogi Mirim, foi detido pelos guardas municipais Francisco, Marcelo e Tiago, neste sábado, 11. A detenção ocorreu na região das Chácaras das Uvas.
Na ação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) ainda foram apreendidos 10,5 quilos de maconha, 350 gramas de cocaína, um revólver calibre 38, munições, balança de precisão e um saco com tubetes vazios.
Celino de Souza Morais, de 37 anos, já esteve preso por roubo e formação de quadrilha e é conhecido no meio policial por seu suposto envolvimento com uma facção criminosa, sendo apontado como um dos nomes fortes em ações da quadrilha.
De acordo com os componentes da Romu, a equipe estava em patrulhamento e foi acionada por populares temerosos, que estranharam a presença de um veículo Fiat Siena, de cor prata, trafegando nas imediações das Chácaras das Uvas.
Ao serem informados das suspeitas, Francisco, Marcelo e Tiago rapidamente seguiram para a região e passaram a realizar patrulhamento até depararem com o veículo suspeito na Rua 3. O carro foi abordado e seu condutor questionado sobre a presença nas imediações.
Identificado como Celino, o indivíduo disse que estaria no local buscando por uma chácara para locar, porém começou a cair em contradição. Quando realizaram buscas no interior do veículo, foi encontrado um controle de portão. Como já conheciam os antecedentes do homem e acreditavam que ele poderia ter algo ilícito armazenado em um imóvel das proximidades, os guardas municipais passaram a acionar o controle, até que o portão de uma das chácaras se abriu.
Ao ver que havia sido descoberto, ele confessou que estaria habitando a chácara, liberando a equipe da Romu para proceder buscas, informando que, na moradia, teria um revólver calibre 38.
A arma e cinco munições foram encontradas em uma cômoda. Já na dispensa da cozinha a equipe encontrou 11 tijolos de maconha, os quais, no total, pesaram 10,5 quilos. Mais uma balança de precisão, um saco com tubetes vazios e mais algumas munições de 38.
Para fazer uma busca mais minuciosa, o Grupo Operacional com Cães (GOC) foi acionado, sendo a equipe composta por Amilton, Souza e a K9 Kaira. Eles realizaram uma varredura e, em um dos quartos, atrás de uma porta, um cofre artesanal foi encontrado. No interior haviam três sacolas pequenas com cocaína, pesando 350 gramas. Mais algumas munições também foram achadas.
Perante ao estado de flagrante, o homem foi levado para o exame de corpo de delito e posteriormente para o plantão policial em Mogi Guaçu, sendo autuado em flagrante e levado ao sistema prisional.