Após uma denúncia anônima, guardas civis da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) estouraram, na tarde de quarta-feira, um laboratório usado para o refino de drogas, na região da zona Norte de Mogi Mirim. A refinaria funcionava em um sobrado localizado à Rua Júlia Gardinalli Bazuco, no Jardim Paulista.
O morador Valdir Alves de Godoy, de 29 anos, estava sozinho na residência e autorizou a entrada dos guardas municipais. Ele foi preso em flagrante. Era do imóvel que saia a droga que abastecia o tráfico. Godoy contou, informalmente, que passou a trabalhar no refino da droga há sete meses. Segundo ele, havia no local cerca de R$ 80 mil em droga a ser comercializada.
Foram apreendidos 2.005 pinos e 490 gramas de cocaína, já pronta para embalo, quatro tijolos de maconha, com peso de 579 gramas, um pacote com farelo de crack, de 4,403 quilos, e quatro tijolos da mesma substância, de 4,075 quilos, totalizando mais de oito quilos de crack. Os GCMs ainda encontraram um rifle, calibre 6,5, com uma luneta acoplada, 8.500 pinos vazios e oito telefones celulares.
De acordo com o registro da Polícia Civil, os guardas municipais encontraram o laboratório de drogas em um cômodo, no andar superior da casa. Havia pinos de cocaína, cheios e vazios, espalhados sobre uma mesa e parte no chão e tijolos de maconha e crack armazenados em caixa de papelão, além de utensílios e produtos químicos usados para o refino dos entorpecentes, como nove litros de éter, 100 quilos de ácido bórico e quase cinco litros de acetona.
Com relação aos utensílios, os guardas apreenderam um fogão portátil de duas bocas, cinco liquidificadores, dois tambores plásticos, sujos de cocaína, quatro balanças de pesagem e 18 pacotes de abraçadeiras, duas facas e oito bacias com resquícios de droga. Questionado, Godoy informou que “trabalhava” em casa sozinho, sempre de madrugada, para não levantar suspeita dos vizinhos.
Ele contou que a mulher não sabia da prática. Ela e os filhos haviam deixado a casa há dois dias. No plantão policial, a delegada determinou a prisão de Godoy. Ele vai responder por tráfico, referente ao preparo e transformação de drogas, além de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Todo material foi levado à delegacia e o preso conduzido à Unidade de Detenção, em Itapira.