A Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), que faz parte do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, passou por Mogi Mirim nesta semana, mais precisamente na quarta-feira, onde realizou seis prisões, duas apreensões de menores, diversas porções de entorpecentes e dinheiro. A cidade de Itapira também esteve envolvida na operação e, por lá, mais 4 pessoas foram presas. No total, sete equipes da Rota participação da ação envolvendo a região.
Na operação, que envolveu especificamente Mogi Mirim, foram apreendidas 671 porções de maconha, 1 tijolo e meio da mesma droga, 1353 tubetes de cocaína, 692 pedras de crack e R$ 524 reais em dinheiro. As prisões e apreensões foram distribuídas em quatro flagrantes, sendo acusados no crime de tráfico de drogas, em locais distintos, os maiores Valdinei Florentino, de 28 anos, Ewerton Alves da Silva, 20, Alan Gabriel Marques, 19, Rafael Moraes Gabriel, 30, Wesley Luis Manoel da Silva, 29, e Lucimara Bernardo da Costa, de 23. Os menores apreendidos têm 17 anos. Os casos de detenções ocorreram em bairros diferentes da cidade, envolvendo o Parque das Laranjeiras, o Jardim Bi-Centenário, Vila Dias e o Santa Luzia.
A primeira apreensão realizada pela Rota ocorreu à Rua Antonio Moi, por volta de 12h30, no Bi-Centenário, em que os desempregados Ewerton e Alan foram presos. Com Ewerton nada foi encontrado durante revista, já com Alan, a Rota encontrou pedras de crack em sua cueca. Na residência de ambos, mais drogas foram encontradas, inclusive, dentro de uma bota da mãe de Ewerton.
Na sequência, ocorreu a detenção do desempregado Rafael, conhecido como Rafinha, do ajudante Wesley e da faxineira Lucimara. Com eles foram apreendidas pochetes contendo porções de maconha, porções de crack e tubetes de cocaína. As prisões ocorreram à Rua Edson Lúcio Patelli, no Santa Luzia, por volta de 12h40. Também foram apreendidos celulares e dinheiro.
Já o mecânico Valdinei, morador do Parque das Laranjeiras, foi preso por volta de 14h50. Ele, segundo a Rota, já possuía passagens por roubo e tráfico e, em sua casa, é que a polícia detectou a presença de entorpecentes. Dentro do guarda-roupa do homem havia embrulhos contendo maconha e também cocaína.
Na Arthur Juliani, Vila Dias, ocorreu a última apreensão, referente aos dois adolescentes de 17 anos. Os dois estavam na porta de um bar localizado na via, quando avistaram a viatura e aparentaram nervosismo. A equipe da Rota localizou drogas nas vestes de um dos jovens, em um canteiro de flores nas proximidades do bar, e também na casa de um deles, em que havia entorpecentes em cima do armário da cozinha.
De acordo com informações fornecidas pela Rota, os locais onde as abordagens ocorreram são os bairros considerados de maior incidência criminal. A Rota atua de acordo com a demanda e informou que diariamente realiza este tipo de operação pelas cidades do Estado.