O Rotary Club de Mogi Mirim promoveu na noite de terça-feira, 14, um encontro festivo que marcou a transmissão de cargo do novo presidente para o ano rotário 2022/2023, a posse do novo Conselho Diretor e a celebração de seus 70 anos no município. A noite de festa aconteceu na sede do Cebe (Centro de Especialização e Base Educacional) e reuniu rotarianos de Mogi Mirim e de outras cidades, autoridades e convidados.
O encontro foi dividido em três partes. Na primeira, o Conselho Diretor, ainda sob a presidência de Paulo Eduardo Marques de Camargo, prestou homenagens a vários rotarianos pelo reconhecimento e valorização dos serviços prestados à comunidade e pela dedicação, empenho e colaboração nos projetos executados pelo Rotary.
Em seguida, encerrando o ano rotário 2021/2022 à frente do Rotary, o ainda presidente Paulo Camargo apresentou um balanço de sua gestão por meio de um vídeo exibido aos presentes. No material, todos os projetos, ações e atos solenes promovidos pelo clube nesse período, bem como dos torneios culturais realizados em escolas públicas, visitas e doações a entidades assistenciais do município.
Na segunda parte do evento, houve a transmissão de cargo de presidente. Paulo passou a presidência para Silvio Fritolli. Em seu discurso de despedida, Paulo destacou ter sido uma honra ter presidido um clube tão tradicional e que deixava a presidência com orgulho de ter plantado uma semente para o futuro, deixando pequenos legados. “Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas”, ressaltou.
Houve ainda a posse do novo Conselho Diretor e de sete novos sócios, com a consequente leitura do termo de juramento. Encerrando a transmissão, Silvio não escondeu a alegria de estar assumindo a presidência do Rotary Club de Mogi Mirim.
“Me sinto honrado num dia especial, pois completamos 70 anos de muito trabalho, amizade, companheirismo e muito de dar de si antes de pensar em si. Quero agradecer a todos os companheiros que aqui passaram nesses 70 anos e que deixaram uma semente de amor, carinho, afeto e ensinamentos”, apontou.
A última parte do evento foi dedicada à comemoração dos 70 anos de criação do Rotary em Mogi Mirim. Coube ao rotariano José Roberto da Silveira Pedreira, presidente do Cebe, falar um pouco dessa história. José Roberto acompanhou a implantação do clube no município.
Segundo ele, o Rotary Club de Limeira tentou implantar o clube em Mogi Mirim em 1950, mas somente em 1952, no dia 14 de junho, é que a instituição foi criada. “Estive presente na primeira reunião quando o Rotary nasceu. De lá para cá, o Rotary Club de Mogi Mirim cresceu e fez grandes projetos para a coletividade, tanto na assistência social, quanto na assistência estudantil”, enfatizou.
Dentre as realizações do Rotary nesses 70 anos, ele destacou a criação da Guarda Mirim, que depois se transformou no Cebe; e a construção do mausoléu do soldado constitucionalista na Praça 9 de Julho, onde estão os restos mortais de nove combatentes na Revolução de 1932, sendo seis mogimirianos e três desconhecidos. “Foram 70 anos bem vividos”, frisou.
Como precursora na implantação do Rotary em Mogi Mirim, a instituição de Limeira foi homenageada pelo clube mogimiriano. E como símbolo dos 70 anos do clube de Mogi Mirim, o Conselho Diretor prestou uma homenagem ao rotariano José Roberto. O evento foi encerrado com um jantar servido aos presentes.