Para economizar espaço nos porta-malas dos veículos, muitas montadoras desenvolveram sistemas externos de armazenamento dos pneus de estepe em seus modelos. Localizados em suportes na tampa do porta-malas ou debaixo do automóvel, os pneus-reserva viraram alvo fácil para ladrões. Muitos ainda nem se intimidam em arrombar o veículo à procura do estepe em seu interior o os levam mesmo assim.
Pouco notificado às autoridades, esse tipo de furto só é percebido pelos donos do automóvel algum tempo depois da ação dos bandidos. Na pior das hipóteses, o motorista só dará falta do estepe em um momento de extrema necessidade, como por exemplo durante uma viagem em que ocorre o furo de um dos pneus do carro.
Cuidados e ações para dificultar o furto
Uma alternativa viável para dificultar a ação dos ladrões de estepe é instalar algum dispositivo de segurança, como cabos de aço, travas ou mesmo cadeados com segredo. O investimento é relativamente baixo em relação aos custos de um jogo de pneus novos.
Outra medida importante é, caso o furto aconteça, é realizar o boletim de ocorrência junto à polícia. Mesmo que as chances de recuperação do estepe sejam muito pequenas, o registro da ocorrência ajuda as autoridades a levantar estatísticas e mapear as regiões onde o crime costuma ocorrer.
O mercado negro de acessórios
Se existem ladrões efetuando roubos de rodas e pneus é porque, sem sombra de dúvidas, existe uma demanda por esses equipamentos furtados. Infelizmente, o mercado negro de peças e componentes automotivos ainda é procurado pela população como alternativa para encontrar peças de reposição mais baratas.
Sempre que precisar comprar pneus, procure uma loja especializada em itens novos e originais. O mesmo vale para qualquer outro componente ou peça automotiva.
Verifique a origem e a procedência dos produtos que você necessita adquirir e não colabore para a interceptação de produtos roubados. A qualidade dos seus pneus agradece.