A Prefeitura coloca em prática no próximo sábado, dia 8, a interdição do trânsito de veículos na Rua Conde de Parnaíba, uma das mais movimentadas da região central de Mogi Mirim. A via, que concentra boa parte dos estabelecimentos comerciais, ficará fechada das 7h às 14h.
A interdição ocorre a partir da esquina da Praça Rui Barbosa até o Centro de Aperfeiçoamento do Magistério, a Estação Educação. Todo o trajeto, onde estará temporariamente proibida a circulação de veículos, será sinalizado e contará com o apoio de dois agentes de trânsito, disponibilizados pela Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana.
Segundo a secretária da pasta, Paula de Cássia Zeferino dos Santos, o objetivo é atender uma solicitação dos comerciantes e fazer um teste para saber se a população ficará mais à vontade para consumir nas lojas da rua em função de se ter um espaço maior de circulação.
A ideia do Poder Público é fazer essa interdição, conforme a demanda do próprio comércio, especialmente em datas especiais, como Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, no Natal e posterior ao quinto dia útil, quando se intensifica a movimentação de pessoas no Centro.
Por isso, o fechamento “não será todos os sábados”, como reforçou Paula. De acordo com a secretária, a intenção da Administração Municipal é, futuramente, aumentar as calçadas dessa rua, suprimindo o estacionamento de um dos lados, o que ainda não é possível por conta da crise financeira. Nesse caso, a Prefeitura ainda teria que providenciar um apoio aos estacionamentos particulares.
A ação também vai ao encontro do requerimento elaborado pelo vereador Geraldo Bertanha, o Gebê (SDD), que já conversava com representantes do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sicovamm) e da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm) sobre essa proposta, desde o ano passado. O Sicovamm recomenda que, nesta oportunidade, as lojas criem atrativos para os clientes, como entrega de brindes ou promoções, para motivá-los a consumir.