segunda-feira, abril 21, 2025
INICIAL☆ Capa EntretenimentoRua da palha e travessa do comércio – n° 537

Rua da palha e travessa do comércio – n° 537

Existem ruas em Mogi Mirim que antigamente tinham nomes bem diferentes dos atuais, inclusive, mudando por diversas vezes suas denominações. Por exemplo, a rua da Palha e a Travessa do Comércio. O amigo leitor já ouviu falar dessas ruas e onde era a localização? Na verdade, atualmente elas são bastante conhecidas, mas com outros nomes. Contarei resumidamente a história dessas vias públicas de nossa cidade, com detalhes bastante curiosos:

Travessa do Comércio
Em 16 de dezembro de 1865, o vereador João Alberto de Oliveira Prado apresentou à Câmara Municipal um requerimento propondo denominar a travessa acima da rua do Rosário, na segunda quadra. E o vereador dizia: “A começar da esquina da casa de João Malheiros até findar a Rua da Boa Vista”. Anos depois, em 1° de abril de 1927, o vereador João Augusto Palhares requereu a mudança do nome Travessa do Comércio para Rua Dr. Washington Luís, como homenagem ao político que foi presidente da República. Essa rua também era conhecida pelo povo como Rua da Cadeia. Passados três anos, em 1930, outra mudança, e a via passou a chamar-se Rua Dr. João Pessoa, homenageando o heroico brasileiro da Paraíba. Mas o povo resolveu homenagear um dos voluntários mogimirianos, que morreu em combate na Revolução Constitucionalista de 1932, propondo o nome final de Rua Voluntário Chiquito Venâncio, o mogimiriano Francisco Ferreira Alves Filho. Em sessão realizada em 8 de outubro de 1936, pela lei n° 401, a Câmara Municipal atendeu o pedido do povo e homologou a denominação final. Foi o quinto e último nome dessa rua!

Rua da Palha
No mais antigo bairro de Mogi Mirim, o Tucura, morava um oficial da justiça, então chamado de Meirinho, e que era encarregado de entregar ofícios de citação judiciária aos réus. Ele atirava na casa do réu uma palha, gesto simbólico da antiga citação jurídica Per Palha. Para tanto, o meirinho sempre andava com um maço de palhas na mão. A rua onde morava o meirinho passou a se chamar Rua da Palha.
Mais de um século depois, em 5 de outubro de 1934, pelo ato n° 64 do então prefeito João Augusto Palhares, a Rua da Palha passou a denominar-se Avenida da Saudade, por dar acesso à via pública que termina no Cemitério Municipal aberto em 1898. Essa avenida tem 812 metros de extensão, a maior parte asfaltada, mas tem um trecho com o piso de paralelepípedo, que é tombado como patrimônio histórico municipal, na parte final da avenida.

Túnel do Tempo – No século dezoito, a região onde hoje se localiza a Rua do Tucura, era uma trilha por onde passavam os bandeirantes rumo à Cachoeira de Cima e com destino ao território de Minas Gerais, em busca de ouro e pedras preciosas.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments