O ano é novo, mas o problema, além de antigo, só piora. A Rua Professor Ferreira Lima, no Jardim Paulista, zona Norte de Mogi Mirim e principal ligação entre o bairro e o Inocoop, sofre com buracos por toda a sua extensão. De diversos tamanhos e formas, estão espalhados pelo meio e até próximo à calçadas. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, a reportagem percorreu a pé, toda a rua e pode conferir incríveis 50 buracos. Se levar em conta outras imperfeições no asfalto, a situação é ainda mais alarmante.
E não são apenas veículos de moradores que passam por lá. A Professor Ferreira Lima é ponto de passagem de outras centenas de veículos diariamente, como motos, vans, ônibus e caminhões, que utilizam a via para chegar à empresas localizadas no bairro, e outras em regiões próximas ao Paulista, como o Jardim Flamboyant, Silvânia e até a Avenida Pedro Botesi.
O problema, segundo moradores ouvidos pela reportagem não é novo, vem desde o ano passado. Um dos que sofrem com os buracos é Rodolfo André Coser da Silva, proprietário da Pizzaria Brugnetti, ponto de movimento no bairro, principalmente aos finais de semana. “A gente paga uma carga de tributos que não tem retorno, isso que deixa revoltado. Já liguei no Obras (secretária de Obras, Habitação e Serviços), mas até agora nada”, lamentou, criticando a falta de ações por parte da Prefeitura.
Ele contou que o fato de colocar mesas na área externa, causa ainda mais preocupação. Isso porque a maioria dos veículos desvia dos buracos e passam rente a calçada. A imprudência de inúmeros motoristas que não respeitam a velocidade reforça sua preocupação. “Tenho medo de invadir a calçada e pegar meu cliente”, completou, avaliando que lombadas ao longo da rua poderiam ser uma solução que, ao menos, melhoraria os problemas dos condutores.
Prejuízo
Gildécio Vieira Campos, morador da rua há mais de duas décadas, confessa que jamais presenciou situação tão ruim. “Entristece, durante 24 anos que estou aqui, nunca vi um abandono igual. É a primeira vez que vejo (a rua) numa situação dessas”, desabafou.
Para ele, os buracos afetaram seu bolso. Pneus e rodas de seu veículo já tiveram que ser trocadas devido aos buracos.
Natália Eliana Coser Ciconeli, também moradora do bairro há anos, afirma que é difícil até dormir, e que em horários de pico, o cenário é preocupante. “O barulho incomoda, dá a impressão de um acidente, é muito barulho à noite. Às 18h ninguém consegue atravessar aqui”, contou.
José Roberto Ciconeli cita também que embora a rua tenha placas de limite de velocidade, a sinalização não é respeitada. “Essas placas de 50 quilômetros não adiantaram nada”, reclamou.
Prefeitura promete solução
A Prefeitura, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que a Rua Professor Ferreira Lima deverá receber na próxima semana um serviço de tapa buraco realizado por uma equipe de pavimentação da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços, e que o Executivo trabalha com prioridades em uma lista de ruas esburacadas da cidade. A chuva, segundo o Executivo, atrapalhou o andamento dos trabalhos. Nos últimos dias, a equipe esteve na Avenida Expedito Quartieri e na Rodovia dos Agricultores.