sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Rua XV: estacionamento pode acabar e calçada deve ser alargada

Rua XV: estacionamento pode acabar e calçada deve ser alargada

A tão aguardada modernização da Rua XV de Novembro, uma das principais da região central de Mogi Mirim pode, enfim, ganhar forma. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana já possui em mãos um projeto que prevê mudanças na estrutura da rua, que passam pelo fim de vagas para estacionamento e o aumento de um dos lados da calçada. Para sair do papel o Executivo depende de negociações tanto com comerciantes e moradores da via como da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm). O investimento para o futuro projeto não foi divulgado.

O projeto mostra que a calçada do lado direito da rua XV seria alargada, visando propiciar melhores condições para pedestres e cadeirantes. Facilitar a caminhada de idosos, gestantes e crianças também é um dos outros objetivos. Há muitos anos a dificuldade para andar é motivo de reclamação de inúmeros munícipes. Com isso as atuais vagas de estacionamento seriam eliminadas, mas o tráfego de carros e motos não sofreria alterações.

IMG_3228
Com 22 vagas para veículos, estacionamento pode ser extinto; ficariam apenas vagas para idosos e carga e descarga. (Foto: Fernando Surur)

Já o lado esquerdo da via também receberia obras, mas não teria a calçada alargada. O piso seria corrigido e nivelado. Além disso, o projeto prevê a instalação de árvores, luminárias, bancos e bolsões para carga e descarga e vagas exclusivas para idosos, respeitando a legislação federal. “É um projeto de menor impacto possível, para não prejudicar os comerciantes, alargando a calçada na largura do estacionamento”, comentou a secretária de Planejamento e Mobilidade Urbana, Beatriz Gardinali.

Conversa

Para que seja consenso e colocado em prática, a Prefeitura ainda irá se reunir tanto com comerciantes como com representantes da Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm). Com a aprovação concedida, seria iniciada a elaboração dos orçamentos e a forma de pagamento da modernização, que poderia acontecer por meio de contratação de empresa ou por recursos. Embora não exista uma estimativa para quando as obras teriam início, a ideia é finalizar o projeto entre 30 e 90 dias até o final do ano.

Pesquisa é realizada na cidade

A fim de mensurar a opinião pública, a Prefeitura deu início a uma enquete com a população. A pesquisa vem sendo realizada aos sábados, na Praça Rui Barbosa, no período de funcionamento do comércio, e às quartas-feiras, durante a feira noturna. Também é possível participar da enquete “Você é a favor da modernização da Rua XV?” através da internet, no endereço: https://apps.facebook.com/minhas-enquetes/mfostd.

Por meio da pesquisa, a Prefeitura pretende mensurar a opinião dos consumidores e comerciantes sobre o projeto de modernização.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments