segunda-feira, setembro 16, 2024
INICIALCidadeDepois da melancolia de 2016, Praça Rui Barbosa revive o clima de...

Depois da melancolia de 2016, Praça Rui Barbosa revive o clima de Natal

Finalmente, o espaço, até então, escuro e melancólico está dando lugar à luz, cores e flores. A Praça Rui Barbosa, coração do município, localizada na região central, começa a voltar à normalidade e, aos poucos, vai revivendo o clima de Natal, que passou em branco em 2016. Essa também é a sensação dos mogimirianos.

Árvores led, as mesmas que causaram polêmica na gestão Stupp, foram reformadas e colorem toda a praça (Fotos: Ana Paula Meneghetti)

Na manhã da última terça-feira, dia 28, O POPULAR foi à praça e entrevistou algumas pessoas que por lá estavam. E, em um ponto, todas elas concordaram que a aparência da Rui Barbosa está melhor em relação ao ano passado, mas é preciso que as transformações continuem progredindo.

Natural de Mogi Mirim, o pintor Luiz Roberto Vicente, de 53 anos, está confiante com relação aos trabalhos realizados e confessou que antes sentia vergonha de frequentar o local por conta do abandono. “Não tem comparação. Estava horrível, um caos. Não dava para acreditar que era uma praça de Centro. Hoje, já dá para se animar um pouco mais”, afirmou.

Também esquecida em 2016, árvore natalina retorna ao Centro neste ano

A caixa Regilania Brito de Souza, de 23 anos, se mostrou satisfeita com a “nova” praça. “Ficou legal. Eu acho que está boa. Estava muito feia, com matos”, completou, lembrando da situação da Rui Barbosa há alguns meses. Já para a mãe e filha, Claudete e Letícia Fernandes, de 58 e 22 anos, as melhorias não podem ser restritas às comemorações natalinas. “Tem que continuar. Está bonita para o final de ano, mais alegre”, comentaram.

Claudete recordou os tempos em que havia apresentação de bandas no coreto e acredita que essa ação poderia ser retomada, enquanto a filha alertou para a iluminação da praça, quando as luzes do Natal já não estiverem mais presentes.

Contudo, embora todo esforço para tornar o lugar mais agradável, ainda falta conscientização sobre manter a praça limpa e em ordem. A reportagem registrou alguns canteiros com lixo, como sacolas, papéis e até copos plásticos. “Infelizmente, não dá meia hora, o pessoal suja”, lamentou Vicente.

Nas últimas semanas, a distribuição da terra pelos canteiros já vinha sendo feita. De acordo com o Executivo, as gramas chegaram na tarde de quarta-feira, mesmo dia em que foi dado início ao plantio das flores, entregues pela Casa & Verde, nos canteiros. Os trabalhos de restauração da jardinagem, realizados por servidores da Secretaria de Transporte, Trânsito e Serviços, começaram no final de outubro e já estão próximos da finalização.

Parte do material, como a grama, foi cedida pela Acimm, que ainda fez a doação de tinta para a pintura do coreto e de 15 novas lixeiras, semelhantes as da Rua XV de Novembro, para praça. Já a Ação Comercial, grupo formado por comerciantes do entorno da praça, ficou responsável pelas flores e plantas. A empresa Visafértil ofereceu o substrato, enquanto a Prefeitura disponibilizou a mão de obra do Consórcio Cemmil e dos reeducandos do Centro de Ressocialização (CR).

Os lojistas do Centro se mobilizaram e conseguiram arrecadar R$ 7 mil para custear o paisagismo. Ao todo, serão cultivadas mais de seis mil mudas de, pelo menos, cinco variedades. Além da jardinagem, também foram feitas a restauração dos bancos. Segundo o secretário de Transporte, Trânsito e Serviços, Fábio Mota, a expectativa é que o chafariz ainda seja reativado nesta segunda.

Casinha do Papai-Noel foi montada na região dos coqueiros; “bom velhinho” chega hoje, a partir das 20h

Boa parte da decoração está pronta. As árvores de led adquiridas pela Acimm, no final de 2013, e que estavam sucateadas por terem sido mantidas pela gestão passada em local inadequado, foram restauradas pela associação, instaladas e ligadas. O local do presépio foi demarcado e só aguarda o recebimento das peças. O “bom velhinho” deve chegar à Rui Barbosa hoje, a partir das 20h. A praça já abriga A Casa do Papai-Noel.

Pela primeira vez, Rui Barbosa recebe Novena de Natal

A Novena de Natal, tradicionalmente realizada nas residências, será promovida, pela primeira vez, na Rui Barbosa. A iniciativa é da Terceira Ordem Regular de São Francisco do Seminário Nossa Senhora de Fátima, com apoio do Sincomercio de Mogi Mirim.

A novena, que começou na última sexta-feira, dia 1°, se estenderá até 7 de dezembro e também nos dias 9 e 10, sempre das 20h às 21h30. As orações serão coordenadas por Fátima Cecília Victal, do Conselho da Ordem Franciscana Secular. Os fiéis estarão reunidos próximo ao espaço antes ocupado por uma banca de jornal e revistas, em frente à agência do Banco do Brasil.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments