sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Saae dá início as obras do interceptor de esgoto da sub-bacia 11...

Saae dá início as obras do interceptor de esgoto da sub-bacia 11 da Zona Norte

As obras são realizadas pela Sul Vale, vencedora do processo de licitação, pelo método não destrutivo. Foto: Divulgação

Contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Mogi Mirim por meio de processo licitatório, a empresa Sul Vale Construtora de Obras iniciou o serviço de substituição do interceptor de esgoto da Sub-bacia 11 do Sistema de Esgotamento Sanitário, que fica na Zona Norte da cidade.

A implantação do coletor será em MND (Método não-Destrutivo) em toda sua extensão, dispensando a abertura de valas, já que a execução do serviço é feita com perfuração sob o solo, o que reduz o tempo de obra, além de minimizar o impacto à comunidade e ao meio ambiente.

A obra prevê um investimento de R$ 566.010,45, sendo parte custeado com recursos de repasse a fundo perdido, conquistado junto ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O restante será de contrapartida da autarquia.

O prazo para conclusão da obra é de três meses.

O interceptor será constituído de tubos de PVC, sendo um trecho inicial com 200 milímetros de diâmetro e o restante de 300 milímetros.

Ele percorrerá uma extensão de pouco mais de 1,1 quilômetro, entre a esquina da rua João Stevanatto com a avenida Vereador Antonio Carlos de Oliveira, no Parque do Estado II, e o emissário, no Jardim Flamboyant, que leva todo esgoto coletado até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), nas Chácaras São Marcelo.

As atividades começaram com o uso de um georadar para localizar eventuais estruturas no subsolo que possam causar interferências no trajeto do interceptor, como redes de água e de telefonia.

O objetivo é evitar danos de um possível contato com a tubulação durante a execução do serviço. Também foi feito o levantamento topográfico do local.

O coletor será implantado em toda avenida, na direção sudoeste, em trecho pavimentado.

No trajeto, a Sul Vale fará a interligação das redes de esgoto das ruas transversais à nova tubulação. Ao final da avenida, na esquina com a rua Francisco das Chagas Nunes Maia, o interceptor será direcionado para uma área verde, por onde seguirá até o Rio Mogi Mirim.

Lá, fará a travessia sob o rio, também por meio de método não destrutivo, numa extensão de 41 metros, através de um sifão invertido com duas tubulações em PEAD, com diâmetro de 150 milímetros cada uma. Na sequência, o coletor será interligado ao emissário já existente. (Da Redação)

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments