sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoEditorialSaae: oportunidade para o debate

Saae: oportunidade para o debate

A audiência pública para discussão do edital de concorrência para concessão à iniciativa privada do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) é uma grande oportunidade para um debate amplo com o objetivo de esmiuçar o polêmico tema, ainda pouco absorvido pela população.

As oportunidades se oferecem para diversos setores e personagens. Por se tratar de um tema de profunda importância para o futuro da cidade, é importante que todas as lideranças políticas e pretensos candidatos a prefeito compareçam à audiência pública não apenas para aprender mais sobre o tema como para apresentar suas opiniões, fazer questionamentos e discutir o assunto com a população.

A oposição deve participar, mas com uma visão técnica, elegante e respeitável. Não é momento para protestos, cartazes ou cânticos. É hora de uma discussão rica em dados e argumentos, com questionamentos inteligentes. A oposição tem a oportunidade de apresentar os motivos contrários à concessão e discutir o assunto em alto nível.

Da mesma forma, a população deve se fazer presente para entender melhor o assunto, não se contentando com discursos da situação ou oposição. O cidadão deve procurar um conhecimento profundo, ouvir as diversas vertentes e refletir para formar uma opinião. O comportamento pode servir de exemplo para outros temas de grande relevância. Com uma população mais participativa, os governantes naturalmente terão que se aprimorar.

Além dos pretensos candidatos a prefeito, da população e oposição, é fundamental a presença de Gustavo Stupp. É evidente que os técnicos responsáveis pelo projeto são de maior valia no momento de abordar o tema, mas Stupp, como representante máximo do poder público, não pode fugir da responsabilidade de se apresentar no evento e participar, dirimindo inclusive eventuais suspeitas de que sua intenção real com o projeto é ter algum benefício. O foco principal deve ser a questão técnica, mas caso a suspeita seja levantada, Stupp pode explicar com dados convincentes e se posicionar. O que não se pode é transformar o evento em um embate pobre e baseado em provocações ou emoções.

Um ponto importante a salientar é que a discussão do edital não pode ficar restrita a duas horas e meia. A audiência está marcada para ocorrer entre 19h30 e 22h. Um tema tão complexo merece mais tempo para ser discutido. Dessa forma, novas audiências precisam ocorrer. É o momento de muitas explicações e de entendimento geral da população. A oportunidade da comunidade se envolver no debate em alto nível não pode ser desperdiçada.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments