quarta-feira, setembro 18, 2024
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Saae orienta população a identificar possíveis vazamentos nos imóveis

Se a sua conta de água apresenta um valor acima do normal, sem que os hábitos de consumo tenham mudado, é bom ficar alerta! Pode ser que haja vazamentos em sua casa. E muitos deles não são aparentes, se escondendo em buracos e rachaduras de tubos, ou em paredes e pisos. O consumidor deve ficar atento, sobretudo, durante o inverno, em que a incidência de vazamentos é maior. Por conta da dilatação dos tubos e conexões, há muitos rompimentos.
Como os consertos de vazamento após o cavalete são de responsabilidade do proprietário e uma das formas mais comuns de desperdício de água ocorrem em casas e condomínios, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) apresenta uma série de dicas para que a comunidade possa identificar eventuais sinais de vazamento interno. E comprovando o dano, quanto mais rápido for feito o reparo, menor será o prejuízo.

Consumidor não deve mexer no cavalete, sob risco de multa (Foto: Everton Zaniboni)

Para verificar se o imóvel possui vazamento, o morador é orientado a fazer um teste. À noite, na hora de ir dormir, quando não for utilizar mais água e a caixa d’água já estiver cheia, anote todos os números (pretos e vermelhos) do hidrômetro. Não feche o registro do cavalete e não use água alguma, nem mesmo descarga. Na manhã seguinte, antes de usar água, marque novamente os números.
Se tiver mudança nos números e o hidrômetro estiver girando o ponteiro do centro do medidor, é sinal de que o imóvel possui vazamento. Isso porque o hidrômetro é um equipamento mecânico, cujo funcionamento consiste na passagem da água por uma turbina que faz girar o mecanismo do relógio, responsável pelo registro da água consumida.
Para a comprovação do vazamento, o Saae recomenda que seja feito o mesmo teste, com as marcações devidas, por duas noites seguidas. É possível, neste caso, até mesmo fazer uma projeção da quantidade de água que vazou. O regulamento da autarquia permite o pedido de revisão de valores, desde que a água não tenha escoado pela rede de esgoto. Para pedir a revisão, basta procurar o setor de atendimento e se informar sobre os procedimentos.
Em outras situações, pode ocorrer ainda que fechando o registro, o hidrômetro continue girando, pois o registro não está vedando corretamente a passagem de água. Assim, o consumidor precisa providenciar também a troca da peça, que é feita pelo Saae. Vale frisar que, em nenhuma situação, o consumidor deve mexer no cavalete, sob pena de multa por violação do lacre.

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