sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Saae reforça pedido por economia de água em bairros de Mogi Mirim

Saae reforça pedido por economia de água em bairros de Mogi Mirim

A falta de água em rios, represas e reservatórios em todo o Estado de São Paulo, preocupa, e ações que contribuam para a economia são intensificadas a cada semana. O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari (PCJ), bacia que colabora no abastecimento do Distrito de Martim Francisco, Chácaras São Francisco e Chácaras Sol Nascente, em Mogi Mirim, vem divulgando por meio de uma cartilha ações que levem a conscientização e maneiras de evitar o desperdício da água.

O pedido pela economia ganhou reforço do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que por meio de redes sociais, divulga uma cartilha elaborada pelo comitê. O folder educativo, que leva no título o cuidado e a economia pela água, traz dicas e orientações no atual período de estiagem, que vão desde banhos rápidos, torneira fechadas durante a escovação de dentes, e a instalação de descargas econômicas até o conserto de vazamentos e conservação de rios.

Curioso é que nela é pedida à reutilização de água das chuvas, escassas em Mogi há várias semanas. No total, 43 municípios são abastecidos diretamente pela bacia, de acordo com a Agência reguladora PCJ. Seis cidades da região da Bacia Piracicaba, Capivari e Jundiaí já adotaram racionamento de água ou rodízio entre bairros durante a crise hídrica, como Cosmópolis, Valinhos, Vinhedo, Cordeirópolis, Nova Odessa e Rio das Pedras.

Tabela

Racionamento

A possibilidade de racionamento em Mogi Mirim é descartada pela Prefeitura. Em abril, O POPULAR publicou reportagem onde o presidente do Saae, Celso Cresta, decretava que o município não possuía possibilidade de racionamento, por captar água de uma usina hidrelétrica, já que dimensiona o reservatório para longos períodos de estiagem.

Ao longo do ano, o próprio Saae promove campanhas de conscientização contra o desperdício de água. No início de fevereiro, quando a alta na temperatura chegou aos maiores índices dos últimos anos, tanto a Prefeitura como o Saae já haviam requisitado que a população economizasse água e baixasse o consumo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments