A dívida dos consumidores da cidade, com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) é de aproximadamente R$ 19 milhões, somados às taxas de água e esgoto, juros, multas e correções monetárias. A maioria delas, cerca de R$ 11,5 milhões, está ajuizadas na Justiça em ações de execução fiscal.
Até o final da semana passada, 31.811 ligações permaneciam ativas e, na sexta-feira, 1°, haviam 202 ligações cortadas por inadimplência. “Esse número é muito variável, visto que todos os dias novas ligações são cortadas e outras religadas”, reforçou a autarquia por meio de nota.
O Saae considera inadimplentes aqueles que estão com faturas atrasadas a partir de 30 dias. “Ao considerarmos uma fatura vencida na data de ontem, por exemplo, o índice é muito alto. Nossas análises e acompanhamentos ocorrem nos prazos de 30, 60 e 180 dias vencidos”. Desta forma, os índices atualmente, são de 12,35%, 7,96%, 5,05%, respectivamente.
As dívidas podem ser parceladas pelo proprietário em até 36 parcelas, respeitando a parcela mínima de R$ 20, desde que a entrada seja obrigatoriamente correspondente a 10% do valor consolidado da dívida. Os parcelamentos são realizados na sede da autarquia, no setor de Atendimento ao Cliente, de segunda à sexta, das 08h às 16h.
O fornecimento de água pode ser interrompido logo quando a primeira fatura esteja vencida sem pagamento, após 30 dias da notificação formal ao consumidor, caso não seja quitada ou negociada.
No mês passado, o presidente do Saae, Celso Cresta, justificou a terceirização de serviços da autarquia já que a capacidade atual de investimento é de apenas 9%. “Temos quase R$ 20 milhões de inadimplência e não conseguimos receber. Estamos estudando outras formas para receber”, disse à época.
Elektro não divulga índice de inadimplência
A Elektro, concessionária de energia que abastece a cidade, informa que não adota nenhuma ação de cobrança ou divulga a incidência de débito de seus clientes, o que segundo ela, poderia constranger os consumidores. No entanto, a empresa afirma que 13% dos clientes com débito estão com o fornecimento de energia suspenso.
“Buscamos todas as alternativas visando não interromper o fornecimento de energia dos clientes, sendo o corte o último recurso”, afirmou a Assessoria de Imprensa. “Quando o cliente não realiza o pagamento da conta, na próxima fatura de luz ele recebe o aviso que há débitos. Após 15 dias deste aviso, o corte de energia poderá ser realizado”.
Para renegociar as dívidas o cliente deve procurar o atendimento presencial na Avenida Santo Antônio, 263, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.