Na noite de quinta-feira, às 20h30, será aberto o 27° Salão de Artes Plásticas de Mogi Mirim que, neste ano, tem o professor de balé, já falecido, Luis Antônio Ribeiro como patrono. A exposição segue até o dia 31 de outubro no Salão do Centro Cultural. A mostra contém 22 obras, sendo 10 acadêmicas e 12 contemporâneas. Somente os três primeiros trabalhos de cada categoria serão premiados com medalhas e dinheiro. A entrada na exposição e na abertura é gratuita.
Durante a noite de premiação haverá também a apresentação do grupo de dança chamado de Livre, que foi fundado pelo professor de balé a ser homenageado nesta edição do Salão de Artes e que por muitos anos foi funcionário da Prefeitura.
As avaliações das obras a serem premiadas foram realizadas no dia 29, última segunda-feira, pelos jurados Adão Mestriner, que sempre participa do evento, e Clóvis Péscio, com ampla experiência no segmento. Na ocasião foram analisadas a técnica, a luz, a sombra, entre outros itens.
No último ano, nenhuma obra foi considerada a merecedora da medalha de ouro, o que pode e já aconteceu em outras edições. O motivo é que os avaliadores queriam resgatar o valor artístico do passado e elevar a cada ano a qualidade das obras inscritas. Na ocasião, os avaliadores foram os artistas Adão Mestriner e Janete Cunha Claro e ainda o presidente do Centro de Documentação Histórica Joaquim Firmino da Cunha. No último ano, 34 obras foram inscritas, sendo 21 para a categoria acadêmica e 13 para o contemporâneo.