Em meio a um trabalho voltado no aumento de receita visando conter sua crise financeira, a Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim vem sofrendo com problemas fora de sua área de atuação. Nesta semana, por meio de sua Assessoria de Comunicação, o hospital alertou sobre uma fraude levando o nome do hospital como bandeira. A Santa Casa revelou que pessoas estariam pedindo doações ao setor de Hemodiálise, sem o consentimento da direção do hospital.
O pedido teria feito na semana passada por uma mulher, que usou o telefone tentando aplicar a prática ilegal. O hospital informou que soube da situação após uma funcionária receber a ligação.
“Nós da Santa Casa de Misericórdia de Mogi Mirim tomamos conhecimento que algumas pessoas têm recebido ligações, em nome do hospital, para realizarem doações ao setor de Hemodiálise. Alertamos a todos que se trata de uma fraude, realizada por pessoas sem ligação com a entidade”, destacou trecho da nota oficial da Santa Casa enviada à reportagem nesta semana.
Na ligação, valores e formas de pagamento para a falsa contribuição não teriam sido abordadas, de acordo com a assessoria.
“As doações à Santa Casa podem ser feitas através da Campanha ‘Amigos da Santa Casa’, através da conta de água – projeto Doe Uma Gota D’água em parceria com o SAAE – ou por meio de doação na tesouraria da própria Instituição”, informou o hospital.
O pedido irregular de doações não é inédito. O hospital informou que no ano passado o mesmo caso já havia sido descoberto pela direção.
Veracidade
“Pedimos que, antes de realizar qualquer doação solicitada por meio de telefone, e-mail, Facebook ou outros veículos, contate a Santa Casa de Mogi Mirim para verificar a veracidade deste tipo de contato, pois existem pessoas de má fé e inescrupulosas se utilizando destes meios – o que caracteriza estelionato – para arrecadar doações que não serão aplicadas na Instituição. A Santa Casa repudia tal atitude, que põe em cheque o nome da instituição e seu trabalho filantrópico, além de utilizar da boa fé da população para benefício próprio, atuando à margem da lei”, completou o hospital em sua nota oficial.
Campanha
Neste mês, a Santa Casa oferece exames de mamografia gratuitos, numa parceria com a Secretaria de Saúde. O munícipe pode passar em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) retirar a guia e realizar o exame de forma gratuita. A ação segue até o dia 21.
Neste próximo sábado, no período da manhã, o hospital apresentará a campanha” Amigos da Santa Casa” na unidade do Supermercado Lavapés da Vila Dias. Os colaboradores irão tirar dúvidas e realizar o cadastro para a campanha, além de verificação de pressão arterial.
Até o último dia 24, o hospital já havia registrado oito aquisições para a categoria Amigo Diamante, 288, para o Amigo Doador, e outras 30 para a mesma categoria, essas por meio da conta de água.