A Santa Cruz sagrou-se campeã da Copa Cinquentão ao bater a Vila Dias por 2 a 0 na final. A decisão foi no domingo, no Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz. Em caso de empate, a decisão iria para os pênaltis. Campeã de 2012, a Vila buscava o bicampeonato.
A primeira etapa foi marcada pela falta de criatividade. Diante da marcação firme da Santa Cruz, a Vila não conseguia criar. A Santa Cruz levou mais perigo, mas não conseguiu abrir o placar.
No segundo tempo, a Vila Dias se soltou mais, chegando a ter o domínio da posse de bola no ataque em parte do confronto, mas seguiu com dificuldades na criação. A Santa Cruz teve uma queda na parte física, mas continuou chegando com mais perigo. O placar foi aberto aos 33 minutos. Zil cobrou falta da esquerda, o goleiro Valdir deu rebote e Ditão completou para o gol: 1 a 0.
A Vila Dias desperdiçou uma grande oportunidade de empatar aos 40 minutos. Luiz aproveitou falha da zaga e ficou de frente para o goleiro Renatinho, mas desperdiçou batendo para fácil defesa do arqueiro.
Já nos acréscimos, a Santa Cruz chegou ao segundo gol, com Elson, que dominou na esquerda, preparou o chute e concluiu no canto direito de Valdir, com a bola tocando no chão antes de entrar, iniciando a festa do título do time da Cruz de Malta.
Dona da melhor campanha, a Santa Cruz teve o artilheiro da Copa, Zil, com 21 gols, e o goleiro menos vazado, Paulo Horácio, com quatro tentos sofridos.
Terceiro
Como preliminar para a decisão, o Unibol venceu a Piteiras por 2 a 1, em disputa pela terceira colocação. Os gols foram marcados por Enéas e Luiz. Moacir Bruno marcou para a Piteiras.