A Santa Cruz goleou o América por 6 a 0, no Estádio Maria Paula, e lidera a Primeira Divisão do Campeonato Amador de 2017. Válida pela primeira rodada da competição, o jogo foi um dos três confrontos disputados no período da manhã.
Bicampeão do Campeonato Amador pela Tucurense em 2015/2016, Kauê marcou três gols para a Santa Cruz e é hoje o artilheiro isolado da competição. Os outros gols foram anotados por Anderson Turco, ex-jogador profissional, Pará e Igor.
A Santa Cruz lidera devido aos critérios de menor número de gols sofridos e saldo. Além do time da Cruz de Malta, apenas outro clube não sofreu gol na primeira rodada, o Unidos do Bairro Garcez/Piteiras. A Santa Cruz leva a melhor em relação ao Garcez no critério de saldo de gols, de seis positivo. O saldo do Garcez está positivo em três gols. Também pelos critérios de menor número de gols sofridos e saldo, o América amarga a lanterna da Primeira Divisão. Além do América, o Jahmaica também sofreu seis gols na primeira rodada. Porém, o saldo do Jahmaica é melhor, ficando negativo em cinco gols. O saldo negativo do América é de seis gols. As duas equipes dividem a zona de rebaixamento.
Outra goleada da rodada também foi registrada no período da manhã, no Estádio Distrital Ângelo Rottoli, o Tucurão, onde o Unidos do Silvânia/Camarões massacrou o Jahmaica pelo placar de 6 a 1.
Guilherme Oliveira e Rodolfo Rosseto marcaram dois gols cada para o Unidos, enquanto Vitor e Carlos fizeram um cada. O gol do Jahmaica foi anotado por Guilherme Pacheco.
Com três pontos, o Silvânia ocupa a terceira colocação, ficando atrás de Santa Cruz e Garcez por ter sofrido um gol. Devido ao saldo, leva a melhor em relação à Vila Bianchi e Tucurense, que também tiveram a defesa vazada uma vez. Sem ponto algum, o Jahmaica está na penúltima colocação, levando a melhor apenas em relação ao América, outro time que também sofreu seis gols.
A rodada ainda teve mais um resultado elástico no Tucurão, no período da tarde, onde o Unidos do Bairro Garcez/Piteiras venceu o CDHU pelo placar de 3 a 0. Renato marcou dois gols e Daniel Santos, artilheiro da Copa Rural de 2017 pelo Piteiras, deixou sua marca uma vez.
O Garcez é o segundo colocado, com três pontos. O CDHU ocupa a antepenúltima colocação, sem ponto algum.
Jardim Europa e UFC registram único empate
Jardim Europa e UFC/Vila Maria empataram em 1 a 1, na tarde de domingo, no Estádio Maria Paula, na Vila Dias, no único empate registrado na primeira rodada do Campeonato Amador da Primeira Divisão.
O placar foi aberto por Cleber Queiroz, do Jardim Europa. O empate veio com João Paulo, do UFC.
Com um ponto cada, o UFC/Vila Maria está na sexta colocação, enquanto o Jardim Europa figura em sétimo lugar. A diferença está no critério de menor número de cartões, que deixa o UFC na frente.
Outros dois jogos terminaram com o placar apertado. Pela manhã, no Estádio José Geraldo Franco Ortiz, no Lavapés, a Vila Bianchi venceu o MW Portões por 2 a 1. O resultado representou a primeira vitória da Vila Bianchi na Primeira Divisão. O clube já havia disputado a elite do futebol amador no ano passado, quando não conseguiu vencer jogo algum e terminou na última colocação. Reformulado, a Vila conquistou o primeiro resultado positivo logo na estreia.
Os gols da Vila Bianchi foram anotados por Pequeno e Augusto Júnior. Para o MW Portões marcou Andrei.
A Vila Bianchi está na quarta colocação, com três pontos, enquanto o MW é o oitavo, ainda sem ter pontuado.
Bicampeã
Na estreia da atual bicampeã e maior vencedora de títulos da história da Primeira Divisão, com 14 conquistas, a Tucurense derrotou o Missão Paz e Vida por 2 a 1. Os gols da Veterana foram marcados por dois atacantes estreantes, Bruno Augusto, campeão da Segunda Divisão de 2016 pelo Aliança, e Will, vice-campeão da Primeira pelo Milennium, perdendo a final justamente para a Tucurense. O gol do Missão Paz e Vida foi anotado pelo atacante Carlos Alexandre, que deixou sua marca contra o ex-clube. Em 2016, Carlos foi artilheiro e campeão do Amador pela Tucurense. No domingo, a Tucurense teve estreias importantes como do zagueiro Neneca e dos volantes Arthur e Amaral, mas jogou desfalcada do meia Iago, contundido.
A Tucurense ocupa a quinta colocação, com três pontos, enquanto o Missão está em nono lugar, sem ponto algum.
Sistema
Na primeira fase, os 12 times do Amador 2017 jogam entre si em turno e grupo únicos, totalizando 11 rodadas. Os oito primeiros colocados se classificam. Na segunda fase serão formados dois grupos de quatro times.
O Grupo A será formado pelo primeiro, terceiro, quinto e sétimo colocados da primeira fase. O Grupo B terá o segundo, quarto, sexto e oitavo colocados. Na segunda fase, as agremiações jogam entre si nos grupos em turno único, totalizando três rodadas, em busca de duas vagas por grupo às semifinais. As semifinais e finais serão disputadas em confrontos de ida e volta. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Série B de 2018.