sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIALOpiniãoArtigosSão João da Boa Vista - Nosso 6º distrito – Nº 746

São João da Boa Vista – Nosso 6º distrito – Nº 746

Por volta do ano de 1823, Antônio Manuel de Oliveira e seus cunhados, Ignácio e Francisco, vindos do sul de Minas Gerais, estabeleceram-se no antigo município de Mogi Mirim, em terras situadas ao norte da Província de São Paulo, para explorar a lavoura de mantimentos como milho, arroz, feijão e mandioca.

Depois de alguns anos, Antônio, sentindo falta de um local onde pudesse realizar e assistir missas e celebrações religiosas católicas, resolveu doar um terreno para a construção de uma futura capela. Entrou em contato com o padre João José Vieira de Ramalho, de Mogi Mirim, combinando com ele que fosse o encarregado das obras e administração do pequeno templo católico nas terras que doara para a igreja.

Monsenhor Ramalho aceitou a incumbência e hospedou-se na casa de Antônio Manuel de Oliveira, de onde passou a administrar as obras da capela. Antônio residia em seu sítio, distante algumas léguas do local onde seria erigida a capela e, por esse motivo, Monsenhor Ramalho seguia a cavalo para administrar as obras da capelinha, cuja construção demorou algumas semanas para terminar.

Depois Monsenhor Ramalho retornou a Mogi Mirim, onde era agricultor e sacerdote em 1823, sendo proprietário da Fazenda Pinheiros. O padre ia mensalmente, de charrete ou a cavalo, de Mogi Mirim até São João para oficiar missas e celebrações religiosas na capela que construiu naquele distrito mogimiriano, a qual deu o nome de seu patrono, São João.

Com o tempo passando, os moradores que passaram a residir em torno da capela, decidiram acrescentar ao nome São João o complemento “da Boa Vista”, devido ao descortino do magnífico pôr do sol que vislumbravam daquelas paragens. Com o aumento da população, foi solicitado ao Monsenhor Ramalho que viesse de Mogi Mirim toda semana para as celebrações religiosas ao invés de mensalmente.

Publicidades contidas no Jornal Gazeta de Mogy Mirim, edição de 28 de dezembro de 1887, há 135 anos. Destaque para o médico Dr. Gonzaga, que salientava sobre seu atendimento: “aos pobres, grátis”.

Atendendo essas reivindicações do povo, ele passou a residir na povoação de São João da Boa Vista a partir do ano de 1843. Essa deliberação incentivou a vinda de novos moradores para São João e que, profundamente católicos, ergueram suas casas em torno da capela, ocasionando o crescimento da povoação.

Em 1848, Monsenhor Ramalho retornou a Mogi Mirim em virtude de ter sido eleito vereador e presidente da Câmara Municipal de nossa cidade, função que exerceu por dois mandatos, 1849/1852 e 1853/1856.

Historiadores concordam que a fundação de São João da Boa Vista deve-se a Monsenhor Ramalho, graças à sua administração e construção da capela pioneira, suas celebrações religiosas e incentivos sociais. Mais uma cidade que surgiu graças a um mogimiriano.
Em razão de seu desenvolvimento, São João da Boa Vista tornou-se município em 24 de março de 1859, pela Lei nº 12 do Governo Paulista, emancipando-se de Mogi Mirim.

Fontes: atas da Câmara de Mogi Mirim e Arquivo do Estado.

Túnel do TEMPO
12/07/1943 – Foi aberto mais um rinque de patinação em Mogi Mirim, à Rua Padre Roque. A direção estava a cargo de uma comissão de senhoras mogimirianas e com renda destinada à construção da nova Matriz de São José e da Casa da Criança. Funcionamento diário, inclusive à noite.

Preceitos Bíblicos
“Os lábios mentirosos são abomináveis do Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite. Na vereda da justiça está a vida e em seu caminho não há morte”. (Prov. 12, 22 e 28)

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments