São Thomé é a cidade mais mística do Brasil. Situada na Estrada Real, foi também muito importante na mineração de ouro, mas hoje é polo de atração de pessoas interessadas em suas belezas naturais ou das atividades, digamos, “psíquico paralelas” que se encontram por lá.
Andar pelo centro é voltar ao passado. Casarões do século XVIII, muito bem conservados, alguns feitos em pedra, dão o tom histórico da cidade. Coloridos, grandes portas, amplas janelas e por dentro muito mistério. Abrigam lojas que vendem desde confecções alusivas à mística da cidade até produtos de magia! Sim, lá tem loja que vende artigos para bruxas. A aura espiritual está em todos os cantos.
Viver a parte social da cidade é caminhar pela Rua Capitão PJ Martins onde você encontra uma variedade enorme de artigos esotéricos e a Praça da Matriz, que ao cair da tarde começa a receber pessoas de todos os tipos e tribos em uma comunhão, diria, celestial. Um papo, um violão, uma roda de amigos e as horas se vão. É legal ver esta interação e por que não participar.
Pelo centro sugerimos conhecer seis atrações; a primeira é a Igreja do Rosário, do início do século XVIII, toda feita em pedra, uma obra-prima e de fácil acesso. A segunda e tão importante quanto é a Igreja Matriz de São Thomé, estilo barroco e um belo altar, que não te deixa esquecer que está em Minas. Ao lado da igreja se encontra uma pequena gruta, que a lenda afirma que ali foi encontrada uma imagem de São Thomé próxima a algumas escritas rupestres, daí o nome da cidade. A mesma lenda diz que a gruta também já recebeu a visita de extraterrestres. Será?
Caminhando morro acima temos a Pedra da Bruxa. Não muito longe do centro, é uma formação bem curiosa que tem mesmo o perfil de uma bruxa, misteriosa e interessante. Por um atalho que sai da pedra da Bruxa, você chega ao mirante e ao cruzeiro. De lá, a vista é maravilhosa para um lado bonito de natureza, sim um lado, pois do outro a natureza está com fraturas expostas devido à atividade de extração de pedras. Da dó de ver.
E a última de nossa lista de atrações é a famosa casa da pirâmide, uma construção toda em pedra, bem no topo de uma montanha, a 1450 metros de altitude e com visão de 360 graus. Como tudo em São Thomé esta casa também é misteriosa, ninguém sabe porque e para que foi construída, é no mínimo curioso. Ninguém mora lá e ela está inacabada. Subir ao topo da pirâmide e ver o pôr do sol é poder dizer, estive em São Thomé das Letras.
Por Erika Rodrigues e Marcos Leandro