sexta-feira, abril 11, 2025
INICIALColunistasSão Thomé das Letras II e as variadas cachoeiras

São Thomé das Letras II e as variadas cachoeiras

Completando nossa jornada por São Thomé das Letras, vamos para duas cachoeiras bem próximas à cidade. Existem mais, muitas mais, porém um pouco distante do Centro.
Começamos pelo Vale das Borboletas, fácil de chegar, bem sinalizada, fica a pouco mais de 2 km da saída da cidade. Estacionamento fácil e uma pequena trilha que começa tranquila e aumenta um pouquinho a dificuldade. Nada muito severo. O cenário é de tirar o fôlego. Com uma queda de uns 10 metros, não muito forte, forma uma piscina deliciosa para banho. Pedras dão um tom diferente ao local. E são muitas. Irresistível não fazer os castelos de pedra tão típicos da cidade. É possível tomar banho embaixo da queda, a piscina é rasa, de água limpa e fria. Bem fria. Voltando na trilha é possível chegar na cabeceira da cachoeira. A visão de cima surpreende, de baixo não parece tão alta. Quando fomos estavam construindo quiosques. Acreditamos que em breve terá uma boa estrutura para receber o turista. Esta é imperdível.
Seguindo adiante, na mesma estrada de acesso ao Vale das Borboletas você chega na cachoeira do Thomé. Queda baixa, uns 2 metros distribuídos em corredeira e uma grande piscina. Uma areia ao redor dá o aspecto de praia. Sem trilhas difíceis, estacionamento próximo e águas calmas a transformam em uma parada obrigatória para quem vai com crianças. Nos pareceu segura e com poucas pessoas curtindo o visual.
São Thomé é conhecida como cidade mística e dentro de todo este mistério que ronda a cidade, tem um, em particular, que é no mínimo curioso. A Ladeira do Amendoim. Também não muito distante da cidade, mas com uma estrada de terra em condições medianas. Lá é o famoso lugar em que você para o carro em uma descida, solta os freios e ele volta, ou seja, ele sobe ao invés de descer, o que seria natural. É intrigante, mas de fato acontece. E o mais curioso é que no meio da ladeira, plantada bem na beira da pista, tem uma frondosa árvore. E é ali que está o meio; o carro não sobe e não desce. A sensação é bem estranha. Alguma explicação deve ter. Não sabemos qual, mas vale visitar e sentir o que ocorre lá.
Outras muitas atrações te esperam em São Thomé, como as demais cachoeiras, as cavernas, sítios arqueológicos, etc. Sugerimos contratar um passeio, pois tirando estes, que mencionamos nestas duas colunas, as demais atrações são distantes e não tão fáceis de achar.
Não temos dúvidas de que São Thomé das Letras é um grande barato, vá conhecer e curta esta bela cidade à sua maneira.

Erika Rodrigues e
Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments