O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo para até 31 de outubro, em todo o país. No Estado de São Paulo, o principal objetivo é aumentar a cobertura vacinal em adultos na faixa de 30 a 49 anos, que foi de apenas 6,7%, com 845,5 mil vacinados, de um total de 12,6 milhões de pessoas nesse público.
A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde do país.
Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses da vacina, além do quantitativo para o atendimento de rotina.
As doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, continuarão sendo aplicadas neste grupo de forma indiscriminada, ou seja, pessoas com 30 a 49 anos deverão receber um reforço mesmo que já tenham as duas doses completas na carteirinha.
Já para a faixa de crianças de 6 meses a adultos de 29 anos, um profissional de saúde avalia a situação vacinal e, se preciso, aplica a dose para os casos que ainda não tiverem o esquema de imunização completo.
O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da Covid-19 em evidência no país.
O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até 18 outras pessoas.
A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
Cenário
O Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus. Os estados do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de casos confirmados de sarampo, totalizando 7.091 (98,3%) casos.
No momento, o país registra cinco óbitos por sarampo, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo, de uma criança na capital paulista.
Balanço
Desde o início da campanha, em 15 de julho, 3.025 doses da vacina contra o sarampo já foram aplicadas em Mogi Mirim.
Balanço da Vigilância em Saúde aponta que de 1.852 crianças de 6 meses a adultos de 29 anos que compareceram a alguma UBS para se vacinar, 1.173 receberam a vacina após consulta à carteira de vacinação.
Na faixa etária de 30 a 49 anos, 1.173 munícipes estão vacinados: 30 a 34 (272 doses) 35 a 39 anos (347 doses) 40 a 44 anos (316 doses) e de 45 a 49 anos (238 doses). (Da Redação)