sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasSarcopenia: o futuro de muitos

Sarcopenia: o futuro de muitos

Luís Otavio Bueno de Toledo

Não tenho bola de cristal, não sou profeta, tampouco tenho algum instrumento que me permita saber o futuro, contudo é fácil afirmar que: o número de pessoas que sofrerão com sarcopenia aumentará. Isso se dará devido ao aumento da expectativa de vida da população em conjunto com o sedentarismo presente na sociedade.

Mas o que é sarcopenia? Esse é o nome dado para o processo natural da perda de massa muscular, que tem início por volta dos 40 anos de idade e é agravado com o decorrer dos anos. Há quem diga que o termo vem do grego e significa “pobreza de carne”.

E por qual motivo isso é preocupante? Na verdade não é preocupante por apenas um motivo, mas alguns, dentre os quais:

– redução de musculatura gera diminuição no metabolismo, o que facilita o processo de ganho de gordura e, por consequência, aumenta os índices de obesidade e diversos males relacionados a tal;
– com a capacidade muscular reduzida, os ossos e articulações costumam ser mais sobrecarregados, o que pode gerar inúmeros problemas no aparelho locomotor;

– devido à fragilidade descrita, é comum que ocorra redução no equilíbrio e aumento no número de quedas. Parece bobo… mas queda é um dos maiores motivos de complicações para a saúde da população idosa ao redor do mundo.

Então o que fazer para combater a sarcopenia? O mesmo para combater grande parte das doenças existentes: se alimentar bem (aqui vale destacar a adequação da ingestão de proteínas para síntese de massa muscular) + praticar atividade física (em especial exercícios no qual é necessário vencer uma resistência, como musculação, funcional, pilates, etc) + ter hábitos de vida saudáveis (dormir bem, não fumar, ingestão de bebidas alcóolicas de forma moderada, etc.).

Destaco o ponto da prática de exercícios resistidos (descrito acima), pois o músculo é um dos poucos tecidos do nosso corpo que consegue ter aumento e bons resultados independentemente da idade em que se realize treinamento para tal. Portanto, nunca é tarde para investir em você! Mãos à obra!

Luís Otavio Bueno de Toledo é Personal trainer graduado pela USP (bacharel em Esporte graduado em 2012 – trabalhou na área fitness do Clube Paineiras do Morumby em São Paulo e no Clube Mogiano, em Mogi Mirim) – e-mail: [email protected]

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments