Exclusivamente nas últimas semanas, diante da alteração da rotina e até mesmo do estilo de vida, muitas pessoas puderam perceber a falta que a prática do exercício físico regular faz em múltiplos aspectos. Até mesmo quem não os seguia com tanta disciplina, passou a perceber a mudança do comportamento físico e mental na sua ausência.
A falta de atividade física é identificada quando o nível de exigência muscular se encontra abaixo do mínimo que deve ser estimulada. Ultrapassar esse limiar é fundamental para a manutenção ou aumento da capacidade individual de rendimento.
Quando mencionamos o termo “rendimento” fazemos referência às capacidades psíquicas, mentais e físicas, nas quais possuem influência determinante sobre a autonomia diária de qualquer indivíduo.
A falta de atividade física, tem influência significativa sobre a forma e a função do corpo, sendo essa influência na realidade maior que a idade.
Em contrapartida, a melhoria da saúde devido ao aumento da atividade física, manifesta-se em um reduzido índice de ocorrência de doenças, que é 50 por cento em relação a média da população para aqueles que praticam regularmente exercícios físicos.
Podemos dizer que o movimento, o exercício físico realizado de forma sistemática, é o antídoto adequado que pode ser recomendado para prevenção de doenças, sejam elas dos sistemas: cardiovascular, metabólico, hormonal; sistema nervoso autônomo e central; e ainda do aparelho locomotor ativo e passivo.
Esperamos que diariamente as pessoas reconheçam a importância de manter o corpo em movimento e os realizem. A escolha da atividade esportiva a praticar pode ser aquela que se tenha prazer, que não represente estresse adicional à vida profissional e cotidiana. Procure por modalidades esportivas que são mais próximas de seus desejos de aptidão física corporal, prazer e contato social, pra que você a considere de grande importância na sua vida!