sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoEditorialSaúde, iniciativa e queixas

Saúde, iniciativa e queixas

A falta de uma saúde pública de qualidade é um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira. Estruturas precárias, demora para agendamentos, longas filas, com a dificuldade para a contratação de médicos e a oferta de salários reduzidos integram um cenário que chega a ser caótico em diversas cidades.

Pelos impostos cobrados, é evidente que a responsabilidade do Poder Público de oferecer um serviço de saúde qualificado é inquestionável. Porém, o cidadão não deve simplesmente se acomodar em desculpas e viver de uma forma desregrada que favoreça o surgimento de doenças. Diversas patologias poderiam ser evitadas com prevenção e encarando o próprio corpo com o respeito merecido. Quando negligencia os cuidados com a saúde, o cidadão prejudica não apenas a si próprio, mas também a comunidade. Isso porque ao mesmo tempo em que pode ser um potencial transmissor de doenças, uma série de indivíduos que ignoraram medidas preventivas tende a gerar uma grande demanda por atendimento.

Não se tira o direito dessas pessoas serem atendidas, mas elas devem ter consciência de sua própria responsabilidade, até por respeito ao próprio corpo. Na contramão de quem se descuida com hábitos como alimentação desregrada e sedentarismo, outros se preocupam com a saúde e buscam adotar uma alimentação e rotina mais saudáveis. Algumas pessoas acabam cuidando da saúde de forma indireta, mais preocupadas com a questão estética. Porém, no mínimo, agem de forma mais positiva, pois ao desejarem um emagrecimento saudável, por exemplo, acabam combatendo a obesidade, capaz de gerar problemas de saúde.
O exemplo dado em reportagens publicadas em O POPULAR no final de semana é positivo do ponto de vista de integração em prol do bem. O casal formado por Mariana Boni e Mario Campagnone mostrou força de vontade para juntos emagrecerem aproximadamente 100 quilos. Problemas de saúde de Mariana motivaram o casal a emagrecer juntos e adotarem novos hábitos. O incentivo de um ao outro foi fundamental. Outro exemplo de união de esforços é o do grupo de corredores comandado por Felipe Vidolin no Complexo Lavapés.

Com atividades como caminhada e corrida, a turma procura atrair novos adeptos em seu círculo de amizades e um apoia o outro com o intuito de formar uma corrente do bem. Embora diversos praticantes também mantenham hábitos pouco saudáveis nos finais de semana, ao menos mostram uma preocupação com a saúde ao adotarem uma rotina diferente ao longo da semana. Praticados de forma correta, os exercícios trazem benefícios ao organismo e são, inclusive, recomendados por médicos. O casal e o grupo de corrida apontam exemplos positivos de como cada um pode fazer a sua parte em vez de apenas esperar o problema e reclamar da saúde pública.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments