Sonho antigo na área da Saúde em Mogi Mirim, e visto como uma alternativa viável para facilitar o atendimento à população, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na zona Leste, enfim, será aberta. Hoje, a partir das 7h, o local abre as portas para todo o público e sacramenta a única promessa de campanha do prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB), que havia garantido colocar a unidade em pleno funcionamento ao longo de sua gestão. Um dos pontos de maior debate e preocupação na nova empreitada, o deslocamento de parte do mogimiriano até o local, através do transporte coletivo, apresenta sinais de melhora.
O Poder Executivo anunciou que o itinerário de cinco linhas do transporte coletivo municipal terá a UPA como ponto de parada. Serão três de segunda-feira a sábado: a Linha 2, Cecap-Jardim do Lago, a Linha 3, Vila Dias-Jardim Silvânia e a Linha 10, Santa Úrsula-Santa Cruz) Já a Linha 9, a do Linda Chaib, o transporte dos passageiros será realizada todos os dias. Somente durante a madrugada é que os ônibus não farão o itinerário. Haverá ainda uma linha exclusiva saindo da Praça Floriano Peixoto, o JardimVelho.
No Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura e a Viação Fênix, o pedido por um itinerário de linhas urbanas voltado para a UPA estava entre os pontos do contrato, e começa a se tornar realidade com a abertura. A tendência é que novas linhas se desloquem até a região nos próximos meses.
O novo itinerário terá o Jardim Velho como ponto de partida. A iniciativa, além de viabilizar uma linha direta com a UPA, beneficiará o passageiro que estiver em um outro itinerário e precisar fazer baldeação no local para ir até a UPA. “Esse planejamento foi adotado para que o munícipe não pague por um novo bilhete caso ele precise utilizar essa nova linha”, explicou o secretário de Transportes, Trânsito e Serviços, Fábio Mota.
Mudança
No entanto, para a efetivação desse trajeto foi necessário que a Linha 5 tivesse um de seus horários suprimidos. “Se não recorrêssemos a essa alternativa, acabaria por haver o aumento de uma linha e, portanto, de quilometragem, o que resultaria no aumento de passagem”, alegou o secretário.
Essa linha específica deverá funcionar até o final de janeiro, quando ocorrerá a implantação da Linha Integração. Essa ação inédita no município permitirá que o passageiro continue pagando apenas um único bilhete em direção a UPA.
Simulação
Ao longo da semana, foram realizados treinamentos e capacitações aos funcionários. Na tarde de ontem, O POPULAR pôde acompanhar uma simulação da chegada de um paciente que sofria uma parada cardiorrespiratória à unidade, em treinamento que contou com a presença de membros do Serviço de Atendimento Móvel Com Urgência (Samu). Na ocasião, foram simuladas situações de atendimento, procedimentos de reanimação e até a forma adequada de tratamento com familiares do pacientes.
Emocionada, Rose Silva, secretaria de Saúde, não conteve as lágrimas ao comentar sobre a abertura. “Olha, foi muita luta, chegar neste momento (pausa). Não é que a gente está tirando um serviço da Santa Casa, nós estamos retomando aquilo que o município sempre tem a obrigação de ofertar. O sentimento é que, para a Rose pessoa, estamos nos superando, a Saúde está se superando. Queremos ofertar o que existe de melhor, o acolhimento, a humanização no atendimento. Tudo que tem na Uana (da Santa Casa) terá aqui, um pouquinho mais. Não vamos ofertar para a população nada de menos, sempre igual ou um pouco mais”, comemorou Rose.
Jardim Velho deverá ter readequação
Fábio Mota afirmou que a pasta estuda uma readequação em vias próximas ao Jardim Velho para a integração das linhas, em janeiro. Uma das possibilidades estudadas se refere ao ponto de ônibus da parte debaixo da praça, com a extinção das vagas de estacionamento localizadas do lado esquerdo.
Outra ideia é retirar o ponto de táxi bem como vagas de estacionamento no lado direito do Casarão Amarelo, em frente a uma residência. Ali a calçada poderá ser aumentada, tornando-se uma espécie de bolsão para os ônibus, com cobertura aos usuários enquanto aguardam a chegada dos veículos.
Os horários da Linha Centro / UPA
Horários de segunda a domingo
Centro (Jardim Velho) – UPA
05h10 05h30
05h50 06h10
06h30 06h50
07h10 07h30
07h50 08h10
08h30 08h50
08h50 09h10
10h10 10h30
11h30 11h50
12h50 13h10
14h10 14h30
15h30 15h50
16h30 16h50
17h10 17h30
17h50 18h10
18h30 18h50
19h10 19h30
20h30 20h50
21h50 22h10
23h10 23h30
00h00 00h20