A Saveiro Cross agora é uma aventureira de verdade. A picapinha Volkswagen ganhou parte da parafernália eletrônica já existente em sua irmã maior, a Amarok. O pacote tecnológico introduzido na Cross inclui controle de estabilidade e tração, ABS off-road e assistente de partida em rampa, sistemas que permitem encarar trilhas e trechos com lama com maior tranquilidade.
O ESC (controle de estabilidade), por exemplo, permite contornar curvas, andar em trechos mistos e desviar de obstáculos sem perder o controle do veículo. Outra inovação da picape são os freios ABS com função off-road, que otimizam a frenagem em estradas não pavimentadas. Ativado por um botão no painel, o software de controle do ABS e do ESC provoca um curto travamento da roda, criando uma pequena “cunha”, com o material do piso, à frente do pneu, o que ajuda a reduzir o espaço de frenagem nestas condições de piso.
Além disso, esse sistema ABS conta com o EBD, que distribui eletronicamente a força de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo estabilidade e eficiência durante a frenagem. A Saveiro está equipada ainda com o sistema MSR, que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor.
O BAS, uma função adicional do sistema ESC, é outro recurso que estreia no segmento com a Saveiro Cross 2015. Esse dispositivo atua em frenagens de emergência. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, uma situação anomal. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.
Já o Controle de tração (ASR) reduz o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas ou quando as rodas estão em contato com pisos de atrito diferentes entre si.