A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim anunciou que mais de 1.200 pacientes que estavam na fila, à espera de exames de endoscopia, vão, finalmente, poder realizá-los.
A redução da lista de espera começou na terça-feira, 10, graças à compra de serviços feitos pela pasta por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde ‘8 de Abril’. Os exames serão realizados pela Gastroclínica Amaral, na cidade de Limeira-SP e teve um custo de R$ 378 mil para os cofres públicos.
O contrato de prestação de serviço foi firmado no final de 2022. Para este mês de janeiro, 247 pessoas já estão agendadas para fazer o exame, sendo uma média de 20 por dia. Para isso, a Secretaria de Saúde também vai bancar o transporte dos pacientes até Limeira, inclusive para o acompanhante que, nesse caso, é obrigatório uma vez que a pessoa submetida a endoscopia é sedada.
De acordo com os dados da Secretaria de Saúde, os 1.200 exames adquiridos em Limeira devem “zerar” a fila de espera por endoscopia que estavam se acumulando desde o início da pandemia, quando foram suspensos por risco de contaminação.
As endoscopias já foram retomadas, mas se fossem feitas apenas no sistema municipal de Saúde, a fila de espera poderia chegar a dois anos. Na segunda-feira, 9, foi feito um novo chamamento para as pessoas que estão agendadas para janeiro e apenas 10, das 20 primeiras vagas foram preenchidas.
A maioria das pessoas que não fará o exame, sequer avisou a Secretaria da Saúde sobre a desistência. Com isso, acabaram prejudicando outros pacientes na lista de espera, que poderiam assumir essas vagas. Mesmo levando em consideração de que também pode haver casos de pacientes que optaram por ir até Limeira por contra própria, esses também devem avisar o Setor de Transportes da Secretaria de Saúde, para evitar mais transtornos.