O Programa Patrulha Agrícola Mecanizada, gerenciado pela Secretaria de Agricultura, ganhou um reforço em sua estrutura. Nesta quarta-feira, a pasta passou a contar com dois novos tratores e quatro implementos agrícolas, entregues em solenidade na sede da secretaria. A aquisição se deu por meio de convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
O novo maquinário é constituído por uma grade aradora intermediária, uma grade niveladora, uma enxada rotativa canteiradeira, um destocador e dois tratores agrícolas, um de 110 cv e outro de140 cv. O aparato se junta à atual estrutura da patrulha agrícola, formada por quatro tratores, duas grades aradoras, dois subsoladores, dois distribuidores de calcário, um terraceador, um podador de citrus, duas grades niveladoras pequenas e um arado. Os novos aparelhos já entram em funcionamento nesta semana, promovendo a ampliação e diversificação no atendimento.
Dentre os trabalhos realizados pelo máquinário estão os de gradeações, calagens, arações, subsolagens e construção ou reforma de curvas de nível.
O Patrulha Agrícola tem como objetivo o apoio ao pequeno produtor rural no preparo básico de suas terras antes do plantio. Regulamentado, possui critérios técnicos e legais para o efetivo atendimento, como área total da propriedade, localização, tipo de serviço solicitado e ordem cronológica dos pedidos.
“Vai enriquecer ainda mais a nossa patrulha agrícola, que já é muito boa e elogiada. Ela é composta por todos os elementos necessários para o desenvolvimento de um bom trabalho”, destacou o secretário de Agricultura, Valdir Biazotto.
Como usar?
Os produtores rurais interessados em utilizar o maquinário devem comparecer à sede da Secretaria de Agricultura, localizada à Rua Sergipe, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, e registrar solicitação. É necessária apresentação de documento pessoal, número do Incra ou CNPJ da propriedade.