O retorno às aulas na Rede Municipal de Ensino acontecerá no dia 8 de fevereiro, de modo remoto. Mas, enquanto as aulas presenciais não são iniciadas, a Secretaria de Educação já está adequando as unidades escolares para a retomada.
Com o retorno de parte do quadro da equipe escolar, na segunda-feira (25), a limpeza e organização dos espaços, de acordo com os protocolos de segurança, já estão sendo implementados e deverão ser intensificados a partir do dia 3 de fevereiro, quando retornam os demais profissionais que ainda estão em férias.
Os protocolos de segurança foram elaborados em parceria com a empresa Escola Segura, nos quais constam todas as orientações que deverão ser seguidas nas unidades educacionais.
Nesse primeiro momento, os procedimentos estão sendo adotados para garantir o retorno tanto dos profissionais da educação, quanto do atendimento ao público.
Desse modo, as escolas foram orientadas a realizar as adequações dos ambientes, com diversas ações como o espaçamento e demarcação do chão e a disponibilização de frascos e totens com álcool em gel em todos os espaços.
Além disso, pensando já em um futuro retorno presencial dos alunos, as equipes estão recebendo orientações atualizadas de como proceder durante a entrada, com a aferição de temperatura por um profissional paramentado, preparação de sala para atendimento de casos suspeitos, atualização de ficha de saúde dos alunos, distanciamento das carteiras etc.
Também há orientações de como proceder durante as atividades para que não haja aglomeração, os cuidados com a merenda escolar desde o seu preparo, o modo de servir e até a higienização dos pratos e talheres.
O protocolo está disponível nas unidades educacionais.
A empresa Escola Segura ainda dará todo o suporte para um retorno prudente ao longo do ano, atualizando os protocolos, realizando esclarecimentos e fazendo visitas in loco.
Os produtos de limpeza também já foram disponibilizados a cada Unidade, assim como vassouras, panos e baldes etiquetados e de uso exclusivo para cada ambiente.
A preparação socioemocional dos profissionais também está sendo levada em conta nesta preparação para a retomada.
Nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, as equipes pedagógica das Emeb’s e Cempi’s participarão de uma formação com o tema “Competência socioemocional no contexto da pandemia”.
A formação será realizada por uma empresa especializada, a fim de preparar emocionalmente os profissionais, tanto para o retorno quanto para o acolhimento dos alunos e seus responsáveis.
A formação tem por objetivo auxiliar na compreensão das emoções e buscar estratégias para lidar com as situações extremas, evidenciadas pela pandemia.
Infraestrutura tecnológica
A infraestrutura tecnológica das escolas também está em processo de análise e adequações.
A equipe de T.I. (Tecnologia da Informação) da Educação está realizando um levantamento prévio das conexões existentes, viabilidades das operadoras e equipamentos com os quais os profissionais deverão atuar no Ensino Híbrido, de modo que, quando houver o retorno presencial, as unidades educacionais estejam adequadamente estruturadas para essa prática.
No planejamento, está sendo considerada a realidade individual das unidades, de modo que o ensino seja possível em todos os contextos, levando em conta suas limitações, as quais deverão ser sanadas ao longo do ano letivo. (Da Redação)