A Prefeitura de Mogi Mirim apresentou o Plano Municipal de Arborização Urbana de Mogi Mirim, na manhã desta terça-feira, 27, no Salão Vermelho, na Estação Educação. Por iniciativa do Secretário de Meio Ambiente, Oberdan Quaglio, e com a supervisão da Gerente Eng.ª Florestal M.Sc. Isabela Guardia, o Plano foi elaborado pela empresa Propark em parceria com o Prof. Dr. Demóstenes F. da Silva Filho, do Laboratório de Silvicultura Urbana da ESALQ-USP, a fim de atender diversas demandas da Secretaria.
A apresentação dos resultados do Plano foi conduzida pelo Eng. Agrônomo, Mestre e Doutor em Ciências Florestais, Marcelo Machado Leão, representando a empresa Propark. O profissional, também especializado em Sistema de Informação Geográfica (SIG), revelou que atualmente Mogi Mirim conta com aproximadamente 12 mil árvores em seu perímetro urbano. Isso pode ser traduzido em 20% de cobertura arbórea, porém, distribuída de forma desigual, sendo que a porcentagem ideal é acima de 30%, com distribuição mais acessível à população.
“A área do Horto Florestal é um pulmão verde que Mogi Mirim tem e precisa ser preservado”, ressaltou o engenheiro durante a apresentação. Com o Plano em mãos, a Secretaria de Meio Ambiente definirá quais áreas da cidade têm maior necessidade de receber plantio de árvores, quais espécies e como devem ser plantadas, os cuidados que devem receber ao longo dos anos, além do manejo mais adequado para as árvores já existentes. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, plantar uma árvore na cidade não é uma questão simples, já que outros pontos devem ser levados em consideração, como a segurança e a mobilidade dos cidadãos, tudo para evitar possíveis acidentes e conflitos entre a arborização e equipamentos urbanos como muros, postes e fiações.
“O Plano é um avanço técnico dessa área de arborização porque vai haver um roteiro para se plantar árvore de forma adequada e no lugar correto, aumentando a cobertura arborizada que ainda é baixa e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e a saúde da população”, frisou o prefeito Paulo Silva.