A Secretaria de Saúde avança na vacinação das 2ª e 3ª doses contra a Covid-19 nesta semana. O objetivo é ampliar o percentual de pessoas com o ciclo completo de imunização.
“É fundamental que as pessoas recebam as duas doses para ficarem imunizadas por completo”, destacou a secretária de Saúde, Clara Carvalho.
2ª Dose
Até a sexta-feira (24), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) aplicarão a 2ª dose, das 13h às 16h30.
Como no sábado (25) não haverá vacinação, a indicação é que as pessoas que estejam com agendamento para este dia compareça na UBS no decorrer da semana.
Dia D 2ª Dose
As pessoas com a 2ª dose em atraso terão o Dia D de vacinação contra a Covid-19.
Será nesta quarta-feira (22), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 16h às 20h.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o horário estendido permitirá que as pessoas que trabalham durante o horário comercial sejam imunizadas.
3ª Dose
A aplicação da 3ª dose do imunizante contra a Covid-19 avança em Mogi Mirim. A dose adicional é destinada aos idosos maiores de 80 anos e com mais de seis meses da 2ª dose.
As pessoas com idade acima de 18 anos e com mais de 28 dias da 2ª dose, desde que com alto grau de imunossupressão, também recebem a dose adicional.
Documentação
Na vacinação é obrigatória a apresentação do RG, CPF e comprovante da vacina anterior. Para os pacientes com alto grau de imunossupressão também deverá ser acrescentado o relatório médico.
Considera-se pacientes com alto grau de imunossupressão, as pessoas indivíduos que possuam:
I – Imunodeficiência primária grave;
II – Quimioterapia para câncer;
III – Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3;
V – Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune.
VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)
VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
* Drogas modificadores de resposta imune, consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).