A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hospital de Câncer de Barretos estão estreitando laços para uma parceria, possibilidade anunciada ainda no começo do mês passado. Uma equipe da pasta visitou, no dia 29 de junho, as dependências da unidade que, em média, realiza 4.200 consultas diariamente.

As negociações foram intermediadas pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim (Sincomercio), José Scomparim, que auxiliou o contato do Município com o curador do hospital, Roberto Arutim. Ambos se reuniram com o prefeito Carlos Nelson, na último dia 6, uma quinta-feira.

Segundo o Executivo, a Saúde encaminhou recentemente o diagnóstico de um paciente para a realização de tratamento. A secretária da pasta, Rosemary Fátima Silva, a Rose, informou que esse será o primeiro beneficiado pelas tratativas iniciadas e aguarda apenas o posicionamento do hospital.
A enfermeira Rosa Iamarino, que esteve na presente na unidade, descreveu a estrutura como “inimaginável”, uma vez que o hospital tem parceria com americanos e franceses para pesquisas e utiliza a robótica para a realização de cirurgias. Para a profissional da área, será um passo inédito e que trará resultado muito positivo.
Atualmente, os mogimirianos em tratamento oncológico são encaminhados para Jaú, São João da Boa Vista e Mogi Guaçu, cidades localizadas no mesmo polo regional de Saúde integrada por Mogi Mirim. No entanto, como o hospital de Barretos também atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há a oferta de prestação de serviços para outros municípios.