sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Secretaria de Saúde faz cortes, mas não revela números de economia

Secretaria de Saúde faz cortes, mas não revela números de economia

Devido às más condições financeiras da Prefeitura, os cortes que a Administração vêm promovendo, chegaram à Secretaria de Saúde, que está reduzindo custos com horas-extra, redução de comissionados e economia com o transporte. No entanto, não é informado o valor da economia que está sendo realizado para manter o equilíbrio financeiro.

Valores de repasses e procedimentos foram reduzidos; secretaria diz que medidas são provisórias (Foto: Arquivo)
Valores de repasses e procedimentos foram reduzidos; secretaria diz que medidas são provisórias (Foto: Arquivo)

Segundo o vereador Luiz Guarnieri (PT), os valores dos convênios com a Santa Casa de Misericórdia estão sendo reduzidos. Os R$ 445 mil acordados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) teriam caído para R$ 400 mil e as cirurgias eletivas, uma redução de 50%, de 96 para 48. O petista denuncia ainda um atraso no pagamento de serviços prestados mensalmente, em torno de 30 a 45 dias e pagamentos realizados de forma parcelada.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde confirmou os cortes, mas esclareceu que a redução de repasse no convênio atingiu somente com relação à compra de insumos e não aos atendimentos. A Prefeitura minimizou ainda a redução das cirurgias eletivas, aquelas que não são de urgência e emergência, dizendo que poderão ser realizadas conforme disponibilidade de agenda. Os números não foram confirmados.

“O pagamento dos convênios com o recurso vinculado está todo em dia e com o recurso próprio, embora esteja acontecendo dentro do mês de vencimento, está sofrendo um ligeiro atraso e assim está acontecendo com todos os pagamentos pelo município e que envolvem recurso próprio”, informa.

 

Ações

A secretaria anunciou que nesse quadrimestre haverá uma redução no valor que o município repassa ao Consórcio Intermunicipal de Saúde 8 de Abril, na compra de exames, consultas e procedimentos e à Santa Casa para o cumprimento de alguns dos convênios firmados. A Prefeitura informa que as medidas são provisórias.

“No segundo quadrimestre, 36% da receita própria arrecadada pela Prefeitura foi destinada à Secretaria de Saúde”, acrescentou, completando que a média nos últimos anos girou em torno de 25 a 30%.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments