
Neste sábado (26) é a vez dos moradores da Zona Oeste e de bairros da Zona Sul da cidade, acima de 60 anos, receber o programa municipal de testes rápidos para o coronavírus. A testagem acontece na Rede de Reabilitação “Lucy Montoro”, localizada à Rua Pedro Simoso, 249, no bairro da Saúde, das 8h às 16h.
O público-alvo da ação deve apresentar documento com foto e o Cartão de Registro do Sistema de Informação Municipal (SIM) para ser submetido ao exame.
Pacientes diagnosticados com a Covid-19 serão comunicados no mesmo dia e encaminhados para o Ambulatório de Síndromes Gripais, unidade de atendimento para casos suspeitos da doença à Rua Monsenhor Nora, 166, ao lado da Santa Casa, no Centro. O espaço funciona diariamente, das 7h às 19h.
Nas duas testagens anteriores realizadas pela Secretaria de Saúde, nas zonas Norte e Leste, foram feitos 764 exames, com 49 idosos positivados com a Covid-19, todos orientados a ficarem em isolamento domiciliar.
Boletim
Essa ação de testagem em massa na população idosa de Mogi Mirim refletiu diretamente na queda na taxa de letalidade.
Com 4.440 notificações e 1.503 casos positivos, dos quais 44 óbitos, até o boletim de ontem, divulgado pela Vigilância em Saúde, a taxa de letalidade caiu para 2,9%. Já esteve em 5,9% no pico da pandemia, em julho.
Aliás, o município não registra novos óbitos deste o dia 16, quando foram confirmadas as mortes de dois idosos, de 63 e 74 anos, por contágio do novo coronavírus. Lá se vão, portanto, oito dias sem notícias ruins.
A taxa de ocupação hospitalar atual é de 41%, com 11 pacientes internados, sendo 8 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um total de 20 leitos de UTI-Covid disponíveis.