sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Secretária deseja a criação de rede própria de ensino em Mogi Mirim

Secretária deseja a criação de rede própria de ensino em Mogi Mirim

A criação de uma rede própria de ensino é a mais nova meta da Prefeitura. Na manhã de ontem, a secretária de Educação Márcia Róttoli revelou que o desejo é substituir a atual secretaria pela nova rede, que traria uma série de benefícios, como maior autonomia e coordenação na parte administrativa e pedagógica da Educação em Mogi Mirim. Um projeto de lei já é analisado pela Secretaria Jurídica do Executivo e deverá ser enviado à Câmara Municipal nas próximas semanas. A intenção é colocar o projeto em prática até o final do ano.

Caso seja aprovado e entre em vigor na cidade, a nova rede traria facilidade à Educação Municipal, como ligação direta ao Ministério da Educação, conselho federal onde concentra todas as ações educacionais do país e ponte na obtenção de verbas e recursos para os municípios. Atualmente a Prefeitura deve buscar auxílio no governo do Estado a fim de pleitear recursos para a cidade. Caso seja aprovado, a quantia seria adquirida via governo federal. Para tanto, a atual secretária já se mexeu e atendeu uma série de requisitos exigidos, como a criação de um Conselho de Educação deliberativo e normativo. Nesta semana, Márcia Rótolli esteve em Brasília e uma consulta junto ao MEC já foi realizada, com o objetivo de nortear o caminho correto a ser seguido

IMG_8557
“A tendência no Brasil é a rede própria”, comentou a secretária. (Foto: Fernando Surur)

Mudanças

Uma das mudanças implementadas com a criação da rede de ensino seria no calendário escolar. Hoje é necessário que a Educação homologue a agenda junto à Delegacia de Ensino, o que na visão da secretaria interfere no funcionamento das escolas. A rede passaria a contar com seus próprios supervisores, que seriam contratados via concurso público. “É uma forma de ter autonomia em relação ao ensino, crescer o ensino na cidade sem burocracia. A tendência no Brasil daqui para frente é a rede própria”, comentou a secretária.

Cemae deve ganhar piscina

Márcia Róttoli anunciou ainda que por intermédio do deputado federal Paulo Freire (PR), uma piscina térmica será construída na sede do Centro Educacional Municipal de Apoio e Atendimento Especial Rachel Ramazini Mariotoni (CEMAE). O centro foi incluído em um programa feito via união, por meio do Ministério do Esporte. A escolha pelo Cemae se deve à aplicação de aulas de hidroginástica para idosos entre 60 e 70 anos, atendidos no local.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments