Secretário de Educação do Estado, Rossieli Soares, disse que nova escola será entregue no início de 2023. Fotos: Anderson MendesEm visita a Mogi Mirim no final da manhã desta terça-feira (28), o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, anunciou, oficialmente, a construção de uma escola estadual na Zona Leste e da nova Diretoria Regional de Ensino, na Zona Norte para 2022. As obras serão entregues em 2023.
Ele também anunciou a cobertura das quadras poliesportivas das escolas estaduais “Cel. Venâncio” e “Oscar Rodrigues Alves”, a reforma da EE “Monsenhor Nora”, orçada em R$ 1,3 milhão, e melhorias em todos os outros prédios da rede estadual de ensino em Mogi para instalação de sistema de climatização nas salas de aulas, até o final de 2022.
“A estrutura física é importante, mas nada substitui as pessoas. O desafio agora será a recuperação de aprendizagem dos estudantes, que foi prejudicada pela pandemia”, disse em seu discurso. “Não dá para sonhar um país melhor se não for pelas mãos da educação”, complementou.
O encontro aconteceu no teatro do Centro Cultural. Rossieli foi recepcionado pelo prefeito Paulo Silva (PDT), vice-prefeito Maria Alice Mostardinha (SD), presidente da Câmara, Sonia Módena (CDD) e pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSB), além de secretários e servidores municipais e estaduais.
“O Brasil vai mudar, sim, mas vai mudar com a melhoria da educação”, acentuou Munhoz. “A educação é o pilar principal de uma nação. Sem a educação nada acontece”, avaliou o vice-prefeita.
Paulo Silva aproveitou a visita para entregar uma lista com pedidos a Rossieli. Entre eles, melhorias em escolas municipais e, o mais importante, recursos para a construção de uma escola nova no Maria Beatriz, na Zona Sul.
“A escola Helena dos Santos Alves é antiga e cheia de puxadinhos. Precisa derrubar e construir uma nova, maior e adequada para atender à demanda que cresceu muito nos últimos 20 anos”, observou o prefeito.
O secretário da Educação sinalizou que poderá, sim, atender à demanda mogimiriana. Depois da visita, Rossieli se dirigiu para Mogi Guaçu para também anunciar uma nova escola e reforma e melhorias em outras.
Escola
A nova escola anunciada será construída no Linda Chaib, em uma área de 20,1 mil m², à Rua Padre José Joaquim de Oliveira Brazeiros, ao lado da UPA.
Essa nova unidade atenderá 1.100 alunos em período integral da região do Parque das Laranjeiras, Jardim do Logo, Jardim Europa e outros bairros da região, atendendo a uma população de cerca de 30 mil habitantes. Serão investidos R$ 10,5 milhões pelo governo do Estado.
Diretoria de Ensino
A nova Diretoria Regional de Ensino, hoje instalada à Avenida Santo Antonio, será construída em uma área institucional no Loteamento Residencial dos Jequitibás de 11,8 mil m², que fica na Rodovia Deputado Nagib Chaib, próximo da divisa com Mogi Guaçu.
A Diretoria de Ensino de Mogi Mirim é responsável por 13 cidades: Águas de Lindóia, Amparo, Conchal, Estiva Gerbi, Holambra, Itapira, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Santo Antônio de Posse e Serra Negra.
São, ao todo, 74 escolas com 35 mil alunos e 5 mil funcionários.
Centro de Inovação
O novo prédio, no Jequitibás, abrigará também o Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), cuja finalidade será desenvolver práticas e tecnologias para atender a demanda educacional da cidade e região. O CIEBP atua na formação continuada de professores.