O processo de melhorias na rede pública de saúde de Mogi Mirim continua, e agora chega às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da cidade. A Secretaria de Saúde concluiu a instalação de 84 aparelhos de ar-condicionado nos postos de atendimento.
A chegada dos aparelhos contempla setores das Unidades Básicas de Saúde como consultórios, salas de vacina, salas de procedimento, farmácias, consultórios odontológicos, salas de curativos, recepção, entre outros.
As máquinas de ar-condicionado foram adquiridas pela Secretaria de Saúde através de emenda parlamentar, com a instalação sob responsabilidade de uma empresa especializada contratada pela pasta municipal.
O valor da emenda e o custo dos aparelhos e sua instalação não foram divulgados pela Prefeitura.
O objetivo é proporcionar bem-estar a pacientes e funcionários, que hoje trabalham sem a climatização nas UBS’s.
“Isso era uma demanda das próprias unidades, dos profissionais, de que salas precisavam de climatização. Em conjunto com a direção das unidades, a secretaria detectou a necessidade de preencher essa demanda, até de locais em que não houve solicitação”, destacou o gerente da Secretaria de Saúde, Leonardo Cunha.
Manutenção
Os serviços de manutenção foram executados em todas as UBS’s e demais espaços públicos de saúde, como o Centro de Especialidades Médicas (CEM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD e Infanto Juvenil (IJ) “Convivência”, Centro de Controle e Zoonoses (CCZ), Núcleo de Educação Permanente, Humanização e Comunicação em Saúde (NEPH), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Setor de Transporte e Santa Casa de Misericórdia.
A Secretaria também efetuou a compra e distribuiu equipamentos nas unidades de saúde, como macas, oxímetros, armários, mesas ginecológicas, geladeiras, micro-ondas, carrinhos de limpeza e de emergência, mesas, cadeiras, e demais materiais.
“Os serviços variam desde o conserto de uma persiana até a reforma de ambiente que precise. Em alguns deles, houve a troca do telhado, como o CEM e o Piteiras (UBS) e a reforma da unidade toda, como o CCZ”, informou Leonardo Cunha. (Da Redação)