Atualmente, notam-se comportamentos e hábitos entre crianças e adolescentes que pouco incluem atividades que utilizam, podemos dizer, esforço físico. Costumam dar preferências para as atividades que quase não necessitam de gasto energético, como, por exemplo, jogar videogame, navegar na internet ou permanecer horas em frente à televisão. E, para piorar, muitas vezes combinam este sedentarismo com consumo de alimentos poucos ou nada nutritivos.
Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a obesidade infantil vem aumentando, consideravelmente, não só no Brasil, como no mundo todo.
A obesidade infantil é um seríssimo problema de saúde, pois ao chegar na fase adulta com excesso de gordura no corpo, além de aumentar o risco de diversas doenças, inicia-se uma luta sem fim contra a balança.
A hipertensão, o diabetes, a deficiência das capacidades motoras, como o equilíbrio, a coordenação e a flexibilidade também são apresentados com mais frequência nesta população mais jovem nos últimos tempos.
Hábitos diários incorretos, como comprar comida congelada, substituindo a comida caseira, andar de carro ao invés de caminhar ou pedalar, torna a rotina mais prática, porém a saúde é prejudicada e o corpo sofre com isso.
Ainda que muitos problemas de saúde, que estejam relacionados com sedentarismo, se manifestem na fase adulta, alguns deles podem, sim, influenciar ou serem desenvolvidos na infância ou na adolescência. Por isso, estimular a prática da atividade física desde cedo deve ser uma prioridade para a saúde, para que se adquira a consciência de comportamentos e hábitos saudáveis. Um estilo de vida ativo ajuda na formação de rotinas benéficas para a saúde geral.
O movimento corporal deve ser estimulado desde a infância. Os benefícios da prática regular da atividade física são inúmeros e, além de prevenir a criança ou o adolescente de diversas doenças, o levará a uma melhor qualidade de vida.
Então, incentive crianças e adolescentes a se movimentarem, independente de qual for a atividade física escolhida, faça com que sua prática seja regular, e proporcione mais saúde a eles!
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física