sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Segurança na região central é tema de reunião na Câmara, nesta terça

Segurança na região central é tema de reunião na Câmara, nesta terça

A segurança pública será tema de uma reunião, nesta terça-feira, dia 20, no plenário da Câmara Municipal, a partir das 15h. O clima de insegurança, um problema que assola cidades de todo o Brasil, não é diferente em Mogi Mirim. Por isso, um grupo de comerciantes da região central resolveu unir forças para cobrar do Poder Público ações que reforcem o policiamento e, consequentemente, melhorem as condições de trabalho e convivência na área comercial do município.

No período da noite, comerciantes reivindicam uma viatura ou base móvel na Praça Rui Barbosa (Foto: Ana Paula Meneghetti)

Segundo um dos membros do grupo “Comércio Unido”, o comerciante José Luiz Ferreira, de 48 anos, além de não ter atrativos, o Centro vem sofrendo com a falta de segurança, o que acaba afastando os clientes. Na maioria das vezes, as pessoas preferem se deslocar até um shopping porque é um local fechado, mais protegido e onde há conforto. No entanto, Ferreira acredita que também é preciso um trabalho de conscientização dos munícipes, uma vez que consumir na própria cidade gera empregos e renda.

Para o grupo, o ideal é que as rondas da Polícia Militar (PM) e da Guarda Civil Municipal (GCM) fossem feitas a pé, durante o dia, para que o cidadão tenha proximidade com os policiais e guardas e se sintam seguros. Já, no período da noite, quando a iluminação é escassa, os comerciantes reivindicam a presença de uma viatura ou base móvel na praça central. “A segurança é um direito de todos. Precisamos nos unir e pedir ao Poder Público providências. A gente tem que parar com essa inércia”, destacou Ferreira, lembrando ainda que o ato não tem vertente política.

Com relação à divulgação, o comerciante disse que 400 panfletos foram feitos e distribuídos em diversos pontos comerciais, como lojas, magazines, bares, restaurantes, lanchonetes, barbearias, entre outros. A intenção é que todos os setores, independente de serem ou não ligados à Associação Comercial e Industrial de Mogi Mirim (Acimm), se envolvam com a causa. “Pode ser mudada a situação de abandono e a falta de segurança quando todos se unem para um bem comum”, reforçou Ferreira.

De acordo com Ana Laura Dias, de 31 anos, outra integrante do movimento, o objetivo desse primeiro encontro é, sobretudo, dar foco para a questão da segurança e ainda ampliar a rede de contato do grupo para mobilizar as próximas ações como, por exemplo, a proposta de revitalização das praças centrais. O encontro deve reunir os comandos da PM, GCM, vereadores, representantes do Poder Executivo e do Conselho de Segurança (Conseg).

OUTROS PONTOS DE DEBATE

Revitalização das praças centrais
Situação ideal: praças com plantas que embelezem os jardins, bancos limpos, lixeiras adequadas, chafariz da Rui Barbosa funcionando, atrações culturais e iluminação eficiente para que as famílias e idosos voltem a ter um lazer no Centro.

Estacionamento
Situação ideal: cobrança do estacionamento na rua feito por guardas mirins, de forma manual, devidamente uniformizados, e tratando o cidadão com cordialidade, além de um convênio geral com os estacionamentos fechados, o que deve proporcionar mais comodidade ao consumidor.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments