Por conta da pandemia de Covid-19, oito clubes foram declarados campeões em competições organizadas na temporada passada. A definição ocorreu nas últimas semanas, após encontros entre representantes da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e das equipes envolvidas.
Ficou determinado que a Copa Rural e a Copa de Futsal Adulto terão seus remanescentes declarados campeões. Assim, serão dois campeões no Titular do Rural, dois no Aspirante do Rural e quatro no Futsal. Na sexta-feira, 15, o secretário de Esporte, Wilians Mendes, se reuniu com Ivan Carlos da Costa, da Piteiras, e Osvaldo de Oliveira Santos, da Aparecidinha, dirigentes das equipes finalistas da categoria Titular da Copa de Futebol Rural Mogi Mirim 2020 Manoel Francisco da Silva (Manezinho).
Wilians destacou a situação ainda complicada causada pela pandemia, ponderou sobre a falta de previsão do retorno das disputas de modalidades coletivas na cidade e sugeriu que o torneio fosse finalizado, com Piteiras e Aparecidinha declaradas campeãs da Copa Rural em 2020.
O mesmo ocorreu na reunião desta terça-feira, 19, entre os representantes do Martim Francisco/Sítio da Chuva, Daniel José de Oliveira, e da Pedreira/Ponte Baixa, Odair Domingos Quaglio, o Pica-Pau. Finalistas da categoria Aspirante da Copa Rural, eles concordaram com a posição da Sejel e as equipes foram declaradas campeãs da competição em 2020.
Já na sexta, 15, ainda estiveram na Secretaria de Esporte os dirigentes Edson Leonardo Sanvido (União Parque do Estado), Caio Batista Pereira (Red Bull), Benedito Agripino (Colorado) e Everton Bombarda (Victória Futsal), semifinalistas da Copa Municipal de Futsal 2020 Donizeti Vicente de Oliveira (Caneco). Eles também concordaram com a proposta de encerramento da competição e as agremiações foram declaradas campeãs em 2020.
“Ainda estamos vivendo um momento de tristeza, com internações e mortes. É claro que existe esperança por dias melhores com a vacina, mas é totalmente imprevisível ainda a liberação de competições amadoras de esportes coletivos, como o futebol e o futsal”, destacou Wilians em nota publicada nas redes sociais da Sejel.
O secretário enfatizou que o ideal, no futebol, é que as decisões sejam tomadas dentro do campo ou da quadra, mas que a situação anormal de uma pandemia justifica o encerramento desta forma. “Os dirigentes tiveram bom senso e vamos premiar as equipes. Chegaram às fases finais com méritos e são todos campeões de honra”, frisou. O objetivo da Sejel é realizar um evento para a entrega da premiação aos campeões. Ainda não há data e local para a cerimônia, que seguirá todas as normas de segurança sanitária.
Relembre
As finais das duas categorias da Copa Rural seriam nos dias 29 de março e 5 de abril. As semifinais ocorreram nos dias 8 e 15 de março. No Titular, a Aparecidinha eliminou o Jardim Soares e a Piteiras desclassificou o Martim. Já no Aspirante, o Martim passou pela Aparecidinha e a Pedreira venceu o Piteiras.
Porém, com a declaração da OMS (Organização Mundial de Saúde) de que a situação da Covid-19 era uma pandemia, os eventos foram cancelados por meio de decretos municipais e a prática do futebol se manteve inviável desde então.
O mesmo ocorreu com o Futsal, disputado na categoria Adulto. As semifinais estavam agendadas para o dia 17 de março e a final no dia 24 de março. Após eliminar o Planalto Futsal, o Red Bull enfrentaria o Colorado, que passou pelo Jardim Murayama. Já o Victória Futsal, que eliminou o Recanto da Cachoeira, duelaria com o União Parque do Estado, que ganhou do Nazaré nas quartas de final, realizadas nos dias 10 e 12 de março de 2020.
Com a definição pela conclusão dos campeonatos, o Red Bull se torna, assim, bicampeão da Copa de Futsal, pois venceu o torneio em 2019. Já a Aparecidinha é agora tetracampeã da categoria Titular da Copa Rural, já que levantou a taça em 2017, 2018 e 2019. O clube já havia sido campeão em 2000, 2004, 2005, 2007 e 2014, totalizando, assim, nove troféus.