Na última semana, foram escolhidos os textos que irão representar Mogi Mirim na etapa estadual da 4ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A segunda seleção acontece até o dia 10 de outubro. Os textos escolhidos são provenientes de escolas da rede municipal e estadual e envolveu jovens do 5° ano do Ensino Fundamental ao 2° ano do Ensino Médio. Haverá dois textos que representam a cidade na categoria poema, um em memória literária, um em crônica e um em artigo de opinião. O objetivo da Olimpíada é contribuir para o ensino da escrita e melhoria da leitura no Brasil. O resultado final sai em dezembro deste ano, após a etapa nacional, marcada para novembro.
Em poema, a comissão que avaliou as redações classificou duas poesias, o texto Mogi Mirim feita para mim, que foi elaborada pela estudante Vitória Longo Amaral, da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Edna Fávero Choqueta, e Meu bairro, elaborada por Guilherme Monteiro Ignacio. O aluno representa a Emeb Prefeito Adib Chaib.
Na categoria Memórias Literárias, o aluno Lucas Mantovani Gomes teve a redação “Coisas boa da vida” escolhida pelo júri. Lucas estuda na Emeb Prof. Humberto Brasi. Pela rede estadual, a aluna Larissa da Soledade Ferreira participa da fase estadual com a crônica Louças da solidão. Com o artigo de opinião Surto de dengue a estudante Tamira Pereira Rodrigues foi a selecionada.
Escolha
Os professores das redes trabalharam dentro da sala de aula a produção de textos para as Olimpíadas e dentro das escolas realizaram a seleção daqueles que seriam encaminhados para o júri municipal.
Confira trechos dos trabalhos feitos pelos alunos:
Categoria Poema
Título: Mogi Mirim feita pra mim
Aluna: Vitória Longo Amaral
Escola Municipal: Edna Fávero Choqueta
“No tupi ‘Pequeno Rio das Cobras’
Mas o que vemos a sua volta são amoras,
Bicicletas nas ciclovias e caminhante passeando com seu cão
Tão famosa Lagoa do Zerão”
Título: Meu Bairro
Aluno: Guilherme Monteiro Ignacio
Escola Municipal: Prefeito Adib Chaib
“Mogi Mirim tem vários bairros divertidos.
Residencial Floresta é onde eu vivo.
Na Lan House entro no Facebook,
no computador ou no Notebook”.
Categoria Memória Literária
Títulos: Coisas boas da vida
Aluna: Lucas Mantovani Gomes
Escola Municipal: Humberto Brasi
“Era época de Getúlio Vargas, a guerra ocorria fazenda afora, e numa fazenda bem próxima havia uma linha de trem, uma vez, movida pela curiosidade fui até lá. O que vi me deixou perplexa, o trem passava cheio de soldados que lançavam pelas janelas as balas de armamentos que sobraram da guerra, eu não peguei nenhuma para me recordar daquele dia, pois na época eu era muito nova e mal sabia direito o que era aquela revolução”.
Categoria Crônica
Títulos: Louças da Solidão
Aluna: Larissa da Soledade Ferreira
Escola Estadual: São Judas
“Certo dia resolvi perguntar para minha avó. E ela me disse que, esta senhora é sozinha no mundo, depois que seu marido faleceu, todo mundo a esqueceu. Então perguntei: porque sempre no mesmo horário? Vovó me contou que foi exatamente nesse horário que o marido dela faleceu. Agora já me acostumei a passar e dar uma boa tarde. Sabe que outro dia ela até sorriu para mim!”.
Categoria Artigo de Opinião
Título: Surto de Dengue, descaso municipal
Aluna: Tamira Pereira Rodrigues
Escola Estadual: Rodrigues Alves
“Portanto, a conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução. Temos que fazer nossa parte, um pequeno ato muda tudo. Se todos não se conscientizarem, todos sofrerão as mesmas consequências: ficar doentes e até morrerem”.