Ainda sem os equipamentos médicos, a inauguração do Pronto Atendimento Integrado (PAI), localizado à Rodovia Élzio Mariotoni, na zona Leste, deve ser adiada. A abertura do prédio para a população não deve ocorrer mais no final deste mês, no dia 30, como era previsto no início, mas somente em agosto, que é a nova previsão para o local funcionar.
A justificativa para o adiamento é que estão aguardando os equipamentos, que ainda estão em processo licitatório para a compra, com quase R$ 500 mil conquistados através de verbas federais, através do Ministério da Saúde. Nenhum aparelho será reutilizado da Unidade de Atendimento Não Agendado (UANA), hoje funcionando junto à Santa Casa e que em breve deverá deixar de existir, dando lugar ao PAI.
No entanto, os funcionários que atendem os casos de urgência, hoje na Santa Casa, passarão a trabalhar no novo prédio na zona Leste. Serão 50 profissionais reaproveitados e com o funcionamento do novo pronto atendimento, mais pessoas poderão ser contratadas, caso a necessidade seja constatada.
A justificativa da Prefeitura para a mudança no local dos atendimentos é que o novo prédio terá uma estrutura maior e com melhor capacidade para atender a população. Inicialmente a ideia era manter os atendimentos de urgência também na região central, mas o secretário de Saúde, Gerson Rossi Junior, descartou a possibilidade durante audiência pública.
“Pela estrutura que temos é impossível manter dois pronto atendimentos funcionando com equipes 24 horas por dia. Não há possibilidades financeiras e condições físicas”, revelou Gerson, à época. Com a mudança, o hospital poderá ampliar o Pronto Socorro Odontológico e outros serviços.